quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Prisão de autores de homicídios e latrocínio rendem homenagem a Polícia Civil de Piedade

Momento em que Dr. Oscar recebe a homenagem concedida a 
todos Policiais Civis de Piedade
Em evento realizado na noite de terça-feira (22), no Teatro Municipal Teotônio Vilela (junto ao Paço Municipal - Alto da Boa Vista), a Polícia Civil de Sorocaba, através da Delegacia Seccional, homenageou, pelo empenho e resultado, unidades policiais civis da cidade e região, dentre estas as equipes da Delegacia de Polícia de Piedade, pelo esclarecimento e a prisão de dos autores de dois homicídios, um latrocínio (quando o criminoso rouba para matar) e uma tentativa de homicídio.

Troféu reconhece o empenho e a
qualidade do trabalho
desenvolvido

A homenagem foi outorgada aos Policiais Civis de Sorocaba e região que se destacaram nos últimos meses no desenvolvimento das atividades de polícia judiciária, em especial a ‘investigação criminal’, resultando no expressivo aumento da produtividade, com a elucidação de vários crimes, muitos de grande repercussão.

O reconhecimento é baseado na atribuição legal e institucional da Polícia Civil, esse trabalho indicou uma polícia mais eficiente, voltada para sua principal obrigação: a defesa da sociedade e manutenção do Estado Democrático de Direito.


Reconhecimento pela qualidade do trabalho dos policiais piedadenses - Na presença do Delegado José Aparecido Sanches Severo, Diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior do Estado de São Paulo (Deinter-7) do Dr. Marcelo José Carriel Antonio, Delegado Seccional de Polícia, outras autoridades regionais e convidados foram entregues placas de congratulação aos Policiais Civis piedadenses, sendo que a Escrivã Tânia da Silva, recentemente promovida por merecimento como policial de 1ª Classe pelo comprometimento e excelência no desempenho de sua função à frente do cartório da Delegacia de Piedade, foi também homenageada como destaque do ano por indicação do Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior.
Placa concedida à Escrivã Tânia,
recentemente promovida por merecimento
como Policial Civil de 1ª Classe

Crimes esclarecidos e autores presos - Após mais de cinco meses de trabalho de investigação que contou com muita perspicácia e perseverança, a Polícia Civil de Piedade com apoio de uma equipe do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) prendeu na manhã do dia 14 de maio,  no Jardim Josiane, Sorocaba, o menor B. F. S., 17 anos, que era procurado pelo homicídio de um tapeceiro, crime ocorrido em novembro de 2014. Um comparsa de B.F.S. já havia sido preso pela participação neste crime. O adolescente confessou a autoria de um outro homicídio e da recente tentativa de homicídio de uma adolescente, ocorrida dias antes. 

Naquela operação também foi preso o pintor Rafael Pereira Henrique, 21 anos, conhecido como "Falcão", autor de um latrocínio (roubo seguido de morte) ocorrido em novembro de 2011 em Votorantim, quando um feirante foi covardemente assassinado quando estava ajoelhado ao chão após ser assaltado.Foram apreendidos um revólver calibre 32, munições, 143 porções de cocaína e anotações da movimentação do tráfico de entorpecentes em vários pontos de venda de entorpecentes.

As investigações tiveram início em novembro de 2014. Inicialmente o foco dos trabalhos comandados pelo Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior era o tráfico de drogas na rua Eurico Vieira Cardoso, bairro Cotianos, onde atuava um grupo de adolescentes.

O rumo das investigações começou a mudar em 25 de novembro de 2014, dia em que o tapeceiro Dirceu Dias dos Santos foi baleado em seu local de trabalho. A vítima de 53 anos de idade ficou tetraplégica e veio a falecer em 11 de abril em decorrência dos ferimentos sofridos. Dez dias depois que o crime foi cometido um dos autores do atentado foi preso e acabou "entregando" B.F.S., 17 anos, que teria disparado um dos dois tiros contra o tapeceiro. Desde então B.F.S. era procurado pela justiça, pois, havia um mandado de apreensão contra o menor de idade. 

No dia 31 de dezembro de 2014 o corpo de Rodrigo Eugênio de Paula, 27 anos, foi encontrado sob um arvoredo no bairro dos Cotianos. Rodrigo estava em indulto de Natal, uma vez que cumpria pena por roubo. As investigações da Polícia Civil de Piedade apontavam para B.F.S, autor confesso do homicídio, crime motivado por dívidas de drogas que a vítima mantinha com o menor de idade. O trabalho de investigação se deu de maneira intensa, até que culminou na prisão do chefe do grupo, no caso Falcão e de seu gerente local, o adolescente B.F.S.

Nos meses que se seguiram as autoridades policiais efetuaram várias ações na tentativa de prender B.F.S. que comandava o tráfico numa escadaria no início da rua Eurico Vieira Cardoso.