segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CEJUSC dará maior agilidade na solução de conflitos judiciais e extrajudiciais em Piedade a partir de dezembro

A ser inaugurado no início de dezembro, provavelmente no dia 3, o CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - dará maior agilidade e facilitará a solução de inúmeras situações conflituosas sem que tais demandas precisem ser submetidas aos trâmites convencionais de um processo judicial. A iniciativa conta com imprescindível apoio da Prefeitura de Piedade, que arcará com as despesas de aluguel (R$ 1.500), água, energia e telefone do prédio onde funcionará o CEJUSC, com a reforma do prédio e a cessão de dois estagiários. Os cidadãos de Tapiraí também poderão acionar o órgão.

O futuro CEJUSC –  traz uma nova proposta para a solução de conflitos da população em geral, pautada, principalmente, na busca de um acordo entre as partes por meio do diálogo, do entendimento, sem precisar se socorrer do Judiciário, num processo, o qual muitas vezes, torna-se moroso e pode causar desgaste físico, emocional, financeiro às partes envolvidas, que resolvem suas questões em conjunto, de modo que todos saem ganhando. 

"Basta querer conciliar. Teremos ali conciliadores, que são mediadores treinados com técnicas específicas, para auxiliar no que for necessário. Praticamente todo tipo de “disputa”: familiar (divórcio, pensão, guarda, etc), cível (dívidas, acidente de trânsito, vizinhança, partilhas, etc) pode ali ser solucionado pelo acordo. O serviço é totalmente gratuito e acessível a todos", esclarece Rosemary Demétrio, funcionária do novo CEJUSC em Piedade. Quem já tiver um processo em andamento na Justiça e quiser conciliar, deve se informar para que os autos sejam ser encaminhados ao CEJUSC para as providências necessárias.

As obras de reforma e adaptações do imóvel que abrigará o CEJUSC, à Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 198, centro,  estão a cargo da Prefeitura de Piedade e deverão ser finalizadas em breve.  A Prefeitura de Tapiraí também participa da iniciativa, uma vez que fechou o convênio do Link, que proporciona acesso ao sistema informatizado utilizado pelo Tribunal de Justiça. Além disso, o CEJUSC conta com a importante participação do comércio em geral, empresas e bancos locais.