JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Defesa Civil realiza intervenções e avalia pontos de alagamento

Rio Pirapora à beira da exaustão com tanto volume d'água deixou
moradores dos Paulas e Mendes muito apreensivos e a Defesa

Civil em estado de alerta permanente
Foto obtida no dia 10 de janeiro último - Bom Dia Piedade
A Defesa Civil Municipal está dando continuidade aos atendimentos ocorridos em decorrências das intensas chuvas que estão atingindo o município nos últimos dias, afetando toda a população. Dezenas de chamados foram solicitados e atendidos, como desobstrução de vias por desbarrancamento, retirada de árvores e galhos e até mesmo a remoção de famílias por inundação.


Segundo informações do comandante Julio César Dias Vieira, responsável pela Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM), as equipes estão visitando vários endereços, notificados pelo surgimento de ocorrências. “Estamos atuando em parceria com Diretoria de Obras e Secretaria de Desenvolvimento Social de forma emergencial. Todos os pontos de alagamento estão sendo avaliados para garantir a segurança pública. Estamos encaminhando as demandas para as pastas competentes a fim de que executem as intervenções necessárias”, afirmou.

De acordo com boletim emitido pelo órgão, somente no dia 11 de janeiro foram atendidos os seguintes bairros: inundação no Bairro dos Pintos, queda de árvore na Vila Moraes, queda de árvore no Bairro Ciriaco de Baixo, queda de barranco no bairro Ribeirão Grande, queda de árvore na Vila Quintino, queda de barranco no Bairro Bom Pastor. Há chamados em andamento no Centro (queda de árvore no terreno da Escola Estadual Professor Carlos Augusto de Camargo, queda de barranco nos Bairros Bateia, Ribeirão Bonito e Vila Amâncio).

Alagamento no Bairro dos Pintos
Ainda no dia 11, três famílias foram removidas de suas casas em ação conjunta entre a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social – as construções estão irregulares em áreas de risco (próximas a mananciais) e preservação permanente (APP). Ao todo, 21 pessoas foram encaminhadas temporariamente para a residência de parentes na Vila Moraes, recebendo assistência da Ação Social Municipal.

Chuvas

As chuvas continuam a cair de forma constante, aumentando as demandas de atendimentos e dificultando os serviços emergenciais nas estradas vicinais que estão, em muitos trechos, encharcadas. Em alguns pontos, será preciso esperar o tempo melhorar para que as máquinas consigam executar as melhorias.

Segundo a Diretoria de Agricultura, nos sete primeiros dias de janeiro, choveu o equivalente a 40 mm na região central do município (quase um terço da média do mês nos últimos três anos, que é de 150 mm) e 48,5 mm na região rural. Nos próximos dias, dados atualizados da aferição pluviométrica serão divulgados.

A previsão do tempo para os próximos dias em Piedade, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de mais chuva até, pelo menos, 17/01. Por isso, a Defesa Civil orienta que a população fique em alerta e que qualquer chamado seja solicitado por meio dos telefones: (15) 3244-3947 ou 199.