Brita sendo despejada em vicinal do bairro Caetezal de Baixo Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Piedade |
A não ocorrência de chuvas significativas nos últimos dias permitiu às equipes da Garagem Municipal, vinculada à Diretoria de Obras da Prefeitura, a recuperação de cerca de 40 quilômetros das estradas da zona rural de Piedade. Nesta quarta-feira (20), as equipes realizaram o serviço de recuperação da estrada que liga o Bairro Gurgel ao Bairro Vieirinha. Esta semana, sem chuvas, foram recuperados emergencialmente trechos críticos nos bairros Caetezal, Piraporinha, Piraporão, Buenos, Douradinho e Jurupará.
A prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB) esteve pessoalmente em diversos locais que foram prejudicados pelas fortes chuvas e conferiu as ações emergenciais de recuperação. A Chefe do Executivo acompanhou de perto o trabalho das equipes e destacou que: "Os dias sem chuvas têm possibilitado um rendimento maior do trabalho que está sendo executado pelas equipes da Prefeitura." A prefeita também frisou que as equipes e equipamentos estão trabalhando ininterruptamente para resolver - ou ao menos minimizar - os problemas causados pela chuva muito concentrada que prejudicou a cidade. "Os reflexos dessa situação atípica não foram sentidos apenas em Piedade, mas em muitos municípios da região", lembra.
Estradas dos bairros Gurgel e Vieirinha também receberam manutenção Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Piedade |
O trabalho das equipes da Garagem Municipal inclui ações de manutenção, nivelamento, reparos em pontes, cascalhamento e tapa-buracos. De acordo com o cronograma emergencial, nos próximos dias as máquinas darão continuidade aos serviços nos Bairros Jurupará, Piraporão e Piraporinha, com previsão de ampliação para atendimento no Bairro Ciriaco.
Vicinais do Piraporão recuperadas após interrupção das intensas chuvas Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Piedade |
A Diretoria de Obras esclarece que no caso específico do Bairro Caetezal é necessário esperar o nível de água do riacho que existe na região baixar. "Esse riacho cruza a SP-250 e está com o seu curso obstruído e precisamos que o nível da água baixe para que o trabalho possa ser executado", explica a engenheira civil Carla Roberta Abreu Nicolau, diretora de Obras do município.
Vale ressaltar que somente em Dezembro choveu 336 mm. Entre os dias 28 e 31/12 foram quase 170 mm de chuvas em apenas 96 horas. As chuvas continuaram com força nos primeiros dias de Janeiro. Somente do dia 1º/01 até a presente data foram registrados 210 mm - causando estragos não apenas em Piedade, mas em muitas cidades de todo o Estado.
Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade