terça-feira, 22 de março de 2016

Seminário de Turismo evidencia potencial de Piedade

Maria Vicentina abre o Seminário de Turismo
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade
Evento trouxe à cidade o secretário de Turismo do Estado. Prefeitura atua para que Piedade seja considerado Município de Interesse Turístico.

A Prefeitura está trabalhando de forma intensa para conseguir o título de Município de Interesse Turístico.  Isso ficou evidenciado no pronunciamento da prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSD), durante o Seminário de Turismo e a reunião plenária realizados entre os dias 18 e 19 de março, no Auditório Municipal Rubens Caetano da Silva (Cariocão). 

O evento foi prestigiado pelo Secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, pelo deputado federal Herculano Passos e trouxe ao município representantes de diversos municípios da região, além de pessoas que são consideradas referência na área do turismo. O Seminário foi realizado pela Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITUR), com apoio da Prefeitura de Piedade.

Segundo a prefeita Maria Vicentina, as ações para que Piedade seja Município de Interesse Turístico já foram tomadas no âmbito local. "Elaboramos no nosso Plano Diretor de Turismo, estudo que já foi aprovado pelos vereadores da nossa Câmara Municipal e pela população em Audiência Pública, e agora, o próximo passo, será a remessa desse material para a Assembleia Legislativa do Estado, onde esperamos a sua aprovação", frisa a prefeita, acrescentando que esse reconhecimento irá acarretar em vantagens para o município em termos de infraestrutura e com reflexos na qualidade de vida da população.

Seminário

Seminário de Turismo
Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade
O Seminário de Turismo atraiu para Piedade prefeitos, vereadores e representantes de municípios como Capão Bonito, Sorocaba, Ibiúna, Araçoiaba da Serra, Alumínio, Tapiraí, São Miguel Arcanjo, Tatuí e Sarapuí. Representantes de associações e de instituições como Senac e Sebrae também estiveram presentes, sendo, todos, recepcionados pela prefeita Maria Vicentina que participou dos dois dias do evento.

No primeiro dia do Seminário ocorreu a palestra de Jarbas Favoretto, presidente a AMITUR, sobre importantes aspectos do negócio de turismo. O especialista, considerado uma das maiores referências do segmento turístico no Estado, abriu a palavra para professores e parceiros da Associação analisarem características do serviço de turismo do município, como pousadas, hotéis, restaurantes, pontos turísticos, etc. Outro tema abordado foi a lei que categoriza os municípios turísticos. Jarbas Favoretto explicou que cidades que se estruturam podem se tornar turísticas, mas as que já têm o título de estância, caso não invistam no setor, podem ser rebaixadas.

Na avaliação da diretora municipal de Turismo, Liyouca Sakaguchi, o Seminário constituiu-se de "um importante momento de aprendizado para podermos melhorar cada vez mais e, juntos, conseguir conquistar o título almejado por Piedade”, disse.

No sábado (19), com a presença do secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, a reunião plenária prosseguiu com explicações sobre as especificações que devem ser atendidas pelos municípios que buscam essa nova condição no cenário do turismo.

Em sua fala aos participantes do Seminário, o secretário Roberto de Lucena destacou o empenho da Chefe do Executivo no processo para que o município consiga mudar de patamar no cenário turístico do Estado. "A prefeita Maria Vicentina enxerga o potencial turístico de Piedade e é uma presença frequente na nossa Secretaria, sempre buscando melhorias para o município", frisou o secretário.



Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade