segunda-feira, 25 de julho de 2016

1ª Igreja Batista de Piedade em parceira com a GCM promove palestra sobre os perigos do criminoso cerol

Participantes preparam pipas com
linhas inofensivas
Foto: GCM
Por iniciativa foi da 1° igreja Batista de Piedade,  os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) Santos e J. Paes ministraram palestra sobre os graves riscos que o uso de cerol nas linhas das pipas pode trazer para as pessoas.

O encontro que reuniu membros da igreja, pais e filhos se deu na tarde de sábado (23), na sede da 1ª Igreja Batista de Piedade, à rua José Rolim de Góes, Vila Olinda, ocasião em que, numa conversa descontraída e de forma simples, os GCMs Santos e J. Paes falaram o quanto o folclórico brinquedo pode trazer alegria e divertimento, por outro lado, mostraram as terríveis consequências que podem se dar com o uso das linhas preparadas com cola e vidro moído, o famigerado cerol. 


As pipas utilizadas de maneira errada, com as danosas linhas cortantes podem causar graves ferimentos, como cortes nas mãos, punhos de quem manipula o cerol e no pescoço, lesões que atingem tal gravidade a ponto de tirar a vida de ciclistas e principalmente motociclistas.  


Pais e filhos brincaram com suas pipas
na praça da Vila 
Olinda
Foto: GCM
Também foi explanado aos adultos, crianças e adolescentes sobre as leis municipal e estadual  que proíbem a fabricação, comercialização, transporte, armazenado, bem como a utilização de cerol ou qualquer outro material cortante nas linhas utilizadas para empinar pipas, ambas as leis preveem multas para os maiores de idade, no caso de menor de idade os pais serão responsabilizados. Pela lei municipal 4.200 de 29 de setembro de 2011 é prevista  a aplicação multa de R$ 1 mil para quem for pego usando cerol.

Em meio à palestra os participantes confeccionaram papagaios e pipas e depois brincaram saudavelmente na praça Raul Antão Pereira, na Vila Olinda. Além de educativa a iniciativa mostrou-se muito interessante face À integração entre familiares e amigos de várias idades.
Membros da Igreja Batista e os GCMs
Foto: GCM