quinta-feira, 21 de julho de 2016

Perseguição, troca de tiros, quatro presos, metralhadora e pistola apreendidas pela Polícia Militar após assalto com refém em Ibiúna

Armas, colete balístico e munições apreendidos, dinheiro, celulares e jóias recuperados pela PM
Foto: Cortesia
Quatro homens foram presos pela Polícia Militar, num assalto cuja vítima estava sendo levada como refém pelos marginais, em Ibiúna, na manhã desta quinta-feira (21). Informações iniciais dão conta de que houve troca de tiros e perseguição no centro da cidade. Uma metralhadora 9 milímetros, uma pistola automática foram apreendidas, dinheiro, (diversas notas de real e dólar) e jóias recuperados. A vítima e os policiais não se feriram, apenas um dos ladrões teve ferimentos no rosto quando o carro que fugiam sofreu pequeno acidente. Um colete balístico salvou um outro meliante.


Hyundai Tucson da vítima usado na tentativa de fuga
Foto: Cortesia
Conforme informações obtidas junto às autoridades policiais, às 9h20min desta quinta-feira (21), equipes da Polícia Militar foram acionadas para averiguar uma possível ocorrência de roubo em andamento na residência de um empresário no centro de Ibiúna, próximo ao hospital municipal. A maneira como se soube do delito em andamento é um tanto curiosa. Alguém da família da casa invadida conversava pelo aplicativo Skype com uma outra pessoa que está no Japão. 

Policiais Militares preservam o local 
onde houve troca de tiros até a chagada
da perícia
Foto: Cortesia
Essa pessoa que está do outro lado do mundo viu pela tela do dispositivo que usava (notebook, celular ou tablet) que ladrões tinham rendido o empresário, entrou em contato com conhecidos em Ibiúna e então a PM foi comunicada do assalto. Os PMs chegaram à casa, porém, um muro de cerca de quatro metros de altura e o portão trancado impediam a entrada no imóvel. Enquanto tentavam acessar o interior da moradia, o portão se abriu, um Hyundai Tucson preto (da vítima) com um indivíduo ao volante, seus três comparsas no banco traseiro e a vítima no banco do passageiro saiu à rua com os indivíduos atirando em direção aos policiais. Um dos disparos atingiu a porta de uma das viaturas da PM.

O veículo em fuga seguiu em direção à avenida Antonio Falci - via que margeia a cidade, continuação da rodovia SP-250 - e após uma breve perseguição o motorista da Tucson perdeu o controle do carro, bateu contra a guia da pista de caminhada, houve troca de tiros e os ocupantes saíram correndo em direção a um brejo, mas, logo os quatro foram detidos. A vítima não sofreu ferimento físico. Um dos suspeitos foi atingido por um disparo, porém, era o único da quadrilha que usava colete balístico e sofreu apenas uma pequena lesão (hematoma) no tórax. Um outro bateu o rosto quando o carro colidiu e ficou levemente ferido na face.

Foram apreendidas uma metralhadora 9 milímetros de fabricação argentina, uma pistola Glock do mesmo calibre, ambas com a numeração raspada, várias munições, dinheiro (cédulas de real e dólar americano) e jóias que tinham sido roubadas da casa. Outras duas armas devem ter sido 'dispensadas' pelos meliantes. Os quatro indivíduos presos residem em Cotia e têm antecedentes criminais. A ocorrência está sendo apresentada na Delegacia de Polícia de Ibiúna.