segunda-feira, 2 de outubro de 2017

CONTRAN propõe aumento da carga horária de aulas teóricas e práticas para obtenção de CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está propondo aumento da carga horária de aulas teóricas e práticas em cursos para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Segundo o órgão, as mudanças têm como objetivo entregar para as ruas motoristas mais bem preparados e, assim, reduzir o número de mortes no trânsito no país.

De acordo com a proposta as aulas para obtenção da categoria B, para motoristas de carro, por exemplo, passariam de 70 horas para 90 horas . Para motociclistas, a carga horária passaria de 65 horas para 85 horas. Em outras categorias, também há proposta de aumento do tempo de aulas.

O prazo para que o candidato conclua as aulas teóricas e práticas e realize a prova poderá passar de 12 para 18 meses. Outra mudança proposta diz respeito a aulas adicionais. Atualmente, se um motorista é reprovado no exame prático, ele necessita aguardar 15 dias para poder se submeter novamente ao teste. Com a proposição, serão obrigatórias cinco aulas adicionais antes do novo exame.

A proposta de resolução, foi gerada por trabalho coletivo na Câmara Temática de Educação para o Trânsito, Habilitação e Formação de Condutores do Contran e tem gerado controvérsias, uma vez que enquanto especialistas defendem uma formação mais elaborada, os candidatos temem o peso no bolso.

E você é a favor ou contra essas mudanças? Deixe seu comentário.