Unimed - Piedade 184 anos

Céu - Xavier - PAFE

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Campanha de vacinação contra Febre Aftosa segue até o final de novembro

Pecuaristas devem procurar a diretoria de agricultura


A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa iniciou no dia 1º de novembro. Neste ciclo, o prazo prossegue somente até o dia 30 deste mês e é obrigatório para todo o rebanho de bovinos e bubalinos. Os animais vacinados em maio, que na época tinham até 24 meses, também devem receber a vacina.

Os pecuaristas do município devem procurar a Diretoria Municipal de Agricultura para a declaração da vacinação. Para tanto, é necessário levar ao local nota fiscal da compra da vacina, CPF e senha do sistema da defesa agropecuária.

Podem ser afetados pelo vírus da Febre Aftosa bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e animais silvestres que possuem casco biungulado (duas unhas). O vírus no animal doente está presente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes. Qualquer objeto ou pessoa que tenha contato com essas fontes de infecção se torna um meio de transmissão para outros rebanhos.

A vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos e é proibida para outras espécies. O produtor rural que não comunicar ou não vacinar pode pagar multa de R$ 125,35 por animal não vacinado e R$ 75,21 por cabeça não declarada. O atendimento da Diretoria Municipal de Agricultura é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Coração de Jesus, 298, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3344-2205  ou (15) 3344-1029. Fonte:  Assessoria de Comunicação - PMP