O formato eletrônico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser emitido na quinta-feira (22) no estado de São Paulo. Segundo do Detran-SP, o documento digital, que ficará armazenado no smartphone, não terá custo algum para quem já tem a habilitação com o QR-Code, que passou a ser emitida em maio de 2017.
Além disso, a carteira precisa estar na validade e não ter bloqueios, como suspensões. Quem ainda não tem o QR-Code na CNH precisará pedir uma segunda via, que custa R$ 42,41.
Se o documento estiver vencido ou perto de vencer, o motorista deverá fazer a renovação para pedir a versão digital, já que ela tem o mesmo prazo de validade do papel.
Quem já tem um certificado digital como o e-CPF pode fazer tudo pelo smartphone, mas quem não possui precisa ir a um posto de atendimento do Detran para fazer o cadastro presencial e posteriormente baixar a habilitação eletrônica.
A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da versão em papel e foi lançada primeiro em Goiás, em outubro do ano passado. Todos os estados vão ser obrigados a oferecer o documento até 1º de julho de 2018.
ENVIO GRÁTIS DA CNH IMPRESSA
O Detran-SP ainda prometeu acabar com a cobrança de R$ 11 para envio da CNH impressa pelos Correios. A previsão é de que a gratuidade comece em 30 dias.