segunda-feira, 23 de abril de 2018

3ª Semana Senac de Leitura tem parceria com o Museu da Imagem e do Som

Evento será de 23 a 28 de abril no Senac Sorocaba com jogos, exibição de filmes e a tradicional Feira de Troca de Livros


Os livros são a tradução em versão escrita do imaginário do autor. Diversas obras tornam-se passaportes mais acessíveis para viagens incríveis. Quando as histórias transcendem as páginas de uma obra literária e ganham as telas, a jornada fica ainda mais intensa. Sob a temática “Filmes e Séries Inspiradas em Livros”, a 3ª edição da Semana Senac de Leitura será realizada de 23 a 28 de abril, em toda a rede Senac São Paulo. Ao todo, 60 unidades da instituição.

Segundo a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, feita pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, 67% dos entrevistados afirmaram que não tiveram quem os estimulassem o hábito da leitura durante a infância. Diante disso, o Senac por meio de suas bibliotecas, promove há três anos a Semana Senac de Leitura. O evento oferece espaços personalizados, serviços e ações culturais de qualidade totalmente gratuitas, contribuindo para ampliar a assiduidade à leitura da infância à vida adulta.

Programação

Com a proposta de democratizar o cinema para comunidades da Grande São Paulo e do interior do Estado, o Senac firmou parceria com o MIS, que irá disponibilizar filmes de produtoras parceiras a serem exibidos durante a programação.

No Senac Sorocaba, o museu comandará atividades culturais em espaços de formação, difusão e circulação de obras cinematográficas. A programação contará com a Jornada de Debates para a reflexão sobre cinema, sociedade e cultura; oficina de maquiagem com base nos personagens dos livros Um Amor para Recordar e A Culpa é das Estrelas; gincana com temas de filmes; oficina sobre roteiro cinematográfico; jogos sobre preconceito e bullying e jogo da memória com o tema O Pequeno Príncipe. Durante a semana haverá também sessões de cinema com os filmes A Culpa é das Estrelas, A Teoria de Tudo, O Código da Vinci e Colegas.

“A parceria com o MIS dá a possibilidade de estabelecer a disseminação da cultura e da educação dentro do universo do audiovisual, literatura e arte”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, coordenadora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

Segundo Rodrigo Amaral, gerente do Senac Sorocaba, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a cultura do cinema em atividades lúdicas e debates, além de poder trocar experiências e percepções sobre os filmes exibidos. “A programação também tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura para estimular a criatividade e a capacidade verbal e crítica das pessoas”, destaca.

Feira de Troca de Livros

A Semana Senac de Leitura contará também com a Feira de Troca de Livros e gibis, promovida pela instituição há mais de 10 anos. Na unidade, serão disponibilizados 300 livros e 80 gibis para a troca. Poderão ser trocados livros de literatura, gibis e livros infantis, desde que estejam em bom estado de conservação e não contenham o selo de distribuição gratuita. A troca é feita sempre um por um, independente do tamanho e número de páginas. O horário para as trocas é de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas e no sábado, das 9 às 14 horas. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura.  Vagas limitadas.



Semana Senac de Leitura 2018



Tema: Filmes e Séries Inspiradas em Livros



Data: de 23 a 28 de abril



Local: Senac Sorocaba - Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392, Vila Hortência – Sorocaba



Preço: Gratuito



Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura.