JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

quarta-feira, 4 de abril de 2018

AMAP promove a “6ª Caminhada pela Conscientização do Autismo”.

A Associação Amigos dos Autistas de Piedade – AMAP promoverá no próximo dia 14 (sábado), às 16 horas, a “6ª Caminhada pela Conscientização do Autismo – AMAP Presente na Luta pelos Direitos dos Autistas”.

A caminhada terá início na Praça Coronel João Rosa (Praça Matriz), segue pela Rua Araújo Leite até a Rua Capitão Loureiro (Calçadão) e retorna para a Praça Coronel João Rosa pela Rua Cônego José Rodrigues.

Segundo Henrique Pereira, Presidente da Associação, “o intuito da caminhada é promover a conscientização quanto a síndrome, a divulgação da AMAP e suas realizações na Cidade de Piedade bem como comemorar o dia 02 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo”. A AMAP convida a todos a vestirem azul, cor que representa o Autismo, e participar desta caminhada em defesa dos direitos dos autistas. 

Atualmente a AMAP promove atendimento especializado, com Assistência Social, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional a 16 Autistas, e conta com uma fila de espera de 9 Autistas no aguardo da disponibilidade de atendimento.

A capacidade de atendimento da AMAP, está diretamente relacionada com seus recursos financeiros, cujo maior provimento se dá por repasses da Prefeitura de Piedade. São muitas as dificuldades encontradas pela AMAP para a manutenção dos atendimentos prestados, o apoio e contribuição da comunidade local é imprescindível para que a Associação continue a lutar pelos direitos dos Autistas. 

AMAP – Presente na Luta pelos Direito dos Autistas

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 02 de abril é reconhecido como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A ONU estima que há mais de 2 milhões de brasileiros e mais de 70 milhões de pessoas atingidas pela síndrome no mundo. 

Falar sobre autismo é de extrema importância, conscientizar e levar informação a toda comunidade é um mecanismo crucial para combater a discriminação e o preconceito. A síndrome do autismo é complexa e mais comum do que se imagina.

Autismo é uma síndrome, conjunto de sintomas, presentes desde idades precoces (antes dos três anos de idade), que se caracteriza por desvios qualitativos na comunicação, interação social e uso da imaginação.

A presença destes três desvios caracteriza a “tríade”, responsável por um padrão de comportamento restrito e repetitivo, manifestados desde níveis leves a avançados. As causas são desconhecidas e pesquisadas a mais de 6 décadas sem resultados conclusivos. 

Compreender a síndrome é também ter consciência de que o Autista tem todos os seus Direitos de Cidadão assegurados pela Constituição e por Leis especificas. Direito à Educação, Assistência Social, Saúde, Cultura Esporte e Lazer, Transporte e ao Trabalho sem discriminação. Destaca-se que todos os direitos são de dever do Estado provê-los. 

Tão conhecida é a ineficiência do Estado Brasileiro para com suas obrigações com os cidadãos. Diante disso, surgem as associações, em que pessoas se unem e se voluntariam para prover ações ao bem coletivo dos autistas, como é o caso da AMAP – Associação Amigos dos Autistas de Piedade, fundada em 03 de agosto de 2012, que de acordo com seu Estatuto: “é uma Associação Civil de direito privado, de Interesse Social, de caráter filantrópico, voltado para a Saúde, a Educação e a Assistência Social, sem fins econômicos”.