JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

sábado, 21 de abril de 2018

Detran.SP disponibiliza 27 serviços pelo Facebook e Gmail

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece 27 serviços eletrônicos que podem ser acessados por meio da conta particular do cidadão no Facebook ou no Gmail.


No portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 27 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros.

Para utilizar rais recursos basta vincular o perfil da rede social com o cadastro realizado no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), que tem mais de 11,7 milhões de usuários registrados.

A iniciativa simplifica o acesso aos serviços online do Detran.SP e ajuda o cidadão que eventualmente acaba esquecendo o login e a senha do portal do órgão. É possível remover o vínculo a qualquer instante, mas vale ressaltar que nenhuma informação do usuário é postada nas redes sociais.

Como vincular as contas

Para ativar essa facilidade, disponível desde 2016, o cidadão deve ter cadastro no site do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e associar as contas. O primeiro passo é se logar no portal, com o CPF e a senha no topo da página inicial, em “Entre ou Cadastre-se”, e, assim que o sistema reconhecer o usuário, clicar na opção “Editar Dados”>”Associar Contas”.

No campo “Associar contas”, é possível optar por vincular apenas o e-mail do Gmail, a conta do Facebook ou ambas. Basta incluir os e-mails e as senhas utilizados para entrar nessas plataformas. Depois, é só clicar em “Confirmar” para salvar a mudança.

A partir do próximo acesso no portal do Detran.SP, o usuário poderá se logar clicando em “Entre ou Cadastre-se”>”Acesse com sua rede social”.

Serviços eletrônicos

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.