sexta-feira, 22 de junho de 2018

Feto é encontrado no aterro sanitário de Piedade

A localização se deu no início da manhã desta sexta-feira (22), no bairro Boa Vista. A Polícia Civil apurar se o corpo do bebê pode estava no caminhão de coleta de lixo. Prefeitura alega que o local era usado apenas para o transbordo do lixo coletado no município.

De acordo com informações obtidas junto a Polícia Civil, um tratorista que trabalha no aterro sanitário junto ao quilômetro 115 da rodovia SP-79 foi quem notou que havia algo que parecia o corpo de uma criança ao lado de um saxo plástico preto.

A constatação se deu logo depois que o caminhão despejou o lixo coletado no dia anterior, no centro de Piedade. Imediatamente o tratorista avisou o motorista do caminhão. Ambos foram averiguar e ficaram chocados ao ver que se tratava de um feto ainda com o cordão umbilical.

O pequeno corpo do sexo masculino que estaria no sétimo ou oitavo mês de gestação de estava fora do saco plástico que o envolvia e junto havia uma fralda descartável com sangue.

Os  Guardas Civis Municipais Komauer e Silva foram ao aterro sanitário e preservaram o local até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística. O feto e alguns materiais que estavam próximo do feto (papéis, documentos, exames e gaze) foram recolhidos pelos peritos para realização de uma laudo, que levará ao menos 30 dias para se finalizado. 

O trajeto feito pelo caminhão de coleta de lixo está sendo analisado, pois, ao que parece o feto estaria junto do material coletado na quinta-feira (21), na cidade. A Polícia Civil instaurou inquérito, a cargo do Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior, partir do boletim de ocorrência que apura a prática do aborto. O procedimento policial investiga ainda quem seria a mãe do bebê, em que circunstâncias, onde e se a gestante teria recebido ajuda para praticar tal crime de infanticídio, artigo 123 do Código Penal Brasileiro.

NOTA  DA PREFEITURA DE PIEDADE

"Hoje, dia 22 de junho, às 7h da manhã, foi encontrado o corpo de uma criança recém-nascida, na Área de Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do município. O caminhão de lixo que realizou coleta no dia 21 de junho, no período noturno, descarregou os resíduos na Área. Após o procedimento, houve a identificação do corpo entre os resíduos. A Prefeitura imediatamente acionou a Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Civil. A perícia técnica foi até local e o caso está sob investigação.

A Prefeitura vai acompanhar o andamento do caso. 

Informamos ainda que o município não possui lixão, como constado em matéria do G1, e nem aterro sanitário ativo. A Prefeitura possui uma área de transbordo, onde uma empresa terceirizada realiza o transporte dos resíduos sólidos que são levados para o Aterro Sanitário de Itapevi. Os serviços são realizados diariamente."