A falsa notícia circula a pouco mais de um mês em áudios e vídeos compartilhados em redes sociais e no WhatsApp.
Uma informação mentirosa lançada a no mês de junho relata que as texto lançado no mês de junho diz que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que toda pessoa que tiver o IPVA atrasado vai ter a carteira de habilitação (CNH) cancelada.
Mais do que isso, a pessoa teria que fazer novamente todo processo para obtenção de carteira de habilitação e pagar uma multa de R$2.934,70. Há poucos dias o boato voltou num áudio atribuído a uma reportagem da Rádio CBN. Curioso que o locutor usa algumas vezes o termo 'mano' quando se refere ao ouvinte. A gíria por si só já seria suficiente para tirar a credibilidade da notícia, mas, muitos compartilham a notícia falsa com o intuito de alertar os amigos.
STJ autorizou o cancelamento definitivo da CNH em caso de IPVA atrasado?
A mensagem também fala que a CNH vai ser suspensa por um ou dois anos (dependendo do valor da dívida) caso o devedor tenha o nome incluso nos cadastros do SPC ou Serasa.
Muita gente ficou assustada com a história. Afinal, a situação financeira do brasileiro faz com que dívidas (como o IPVA) acabem não sendo pagas. Mas será mesmo que a informação e a petição são reais? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.
Apesar de a história ter sido replicada em perfis no Facebook e até em um site de petições (com direito a um usuário fake - falso - chamado OAB B.), ela surgiu em um site que tem como único objetivo criar fake news (sem avisar as pessoas de que a informação é falsa).