O resgate se deu no início da manhã desta segunda-feira (3), após uma ligação telefônica, em que uma mulher alertava a Guarda Civil Municipal (GCM) de que havia um gato-do-mato ferido junto à rodovia Bunjiro Nakao, próximo ao quilômetro 93, bairro Ortizes.
Foto: Divulgação GCM |
Os GCMs Renato e Costa seguiram para o local, onde a bióloga Daniele Ogata os aguardava. Ela disse que ao passar pela estrada viu o felino de pequeno porte caído inerte no acostamento, então retornou, avisou a corporação e aguardou a chegada da equipe.
O animal silvestre não tinha nenhum ferimento aparente, mas estava muito assustado e até tentou fugir com a aproximação dos GCMs, porém, possíveis lesões internas no dorso e na barriga o impediam de se mover.
Técnico do zoológico recebe o animal Foto: Divulgação GCM |
Com todo cuidado, com o auxílio da bióloga, os guardas colocaram o pequeno animal silvestre dentro de um equipamento adequado (foto acima) e o levaram ao Parque Zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba, onde o felino da espécie Leopardus tigrinus recebe os devidos da equipe veterinária.
Queimadas destroem habitat - Os GCMs relatam que o caso pode ter relação ao alto índice de queimadas que ocorrem nesta época do ano. O fogo faz com que os animais percam seu habitat natural, bem como sua fonte de alimentação, os obrigando a buscar abrigo e comida em outros locais.
Onça-parda capturada pelos bombeiros há 19 dias Foto: Divulgação |
Onça-parda no Douradinho - No dia 15 de agosto, equipes do Corpo de Bombeiros resgataram uma onça-parda, no bairro Douradinho, também zona rural de Piedade, proximidades da divisa com Pilar do Sul. O animal silvestre invadiu um galinheiro e posteriormente foi entregue à Polícia Ambiental. O resgate durou cerca de seis horas.