Dedicação da equipe de colaboradores foi relevante na decisão a empresa em manter a filial Sinhá Moça em Piedade |
A reinauguração da Loja Sinhá Moça local aconteceu nesta quinta-feira, 11 de outubro.
No início do mês de setembro, a diretoria da rede de Lojas Sinhá Moça decidiu pelo fechamento da filial de Piedade, inaugurada em maio de 2014. A difícil decisão se deu porque há meses a loja local apresentava resultado financeiro negativo, ou seja, arrecadava menos do que necessário para cobrir suas despesas.
Diante de tal constatação e do terrível cenário econômico do país atravessa, não havia outra saída senão encerrar as atividades da Loja Sinhá Moça em Piedade. A inevitável decisão foi comunicada aos oito colaboradores da filial piedadense, que obviamente receberam a notícia com surpresa obviamente com muita tristeza.
A direção da empresa tomou as várias providências necessárias para o fechamento da unidade, dentre estas a demissão dos funcionários, que passaram a cumprir os 30 dias de aviso-prévio.
Durante este período se deu a liquidação dos estoques da loja Sinhá Moça de Piedade. Entre os dias 6 e 22 de setembro, portanto, dava-se a promoção para posterior efetivo encerramento das atividades.
Porém, neste curto espaço de tempo - pouco mais de duas semanas - um processo muito interessante ocorreu. A clientela, também pega de surpresa com tal informação, lamentava o fechamento da loja. A tal ponto de voluntariamente as pessoas darem suas opiniões e sugestões como alternativas para que a Loja Sinhá Moça de Piedade continuasse de portas abertas.
Um exemplo destas manifestações espontâneas era que muitos desconheciam que a loja vendia produtos de cama, mesa, banho, tapetes e cortinas, pois, estes ficavam expostos no piso superior e, devido a isto algumas pessoas tinham dificuldade em subir as escadas. Portanto, porque as mercadorias não poderiam ficar dispostas no piso térreo. Uma loja mais compacta otimiza o atendimento, gera um custo menor. Tal ideia mostrava-se bastante razoável.
Os colaboradores ouviam tais sugestões, as repassavam à gerência, que as transmitia à supervisão e por sua vez à diretoria A redução do espaço aliou-se à necessidade de redução de custos. Neste meio tempo, apesar da situação os colaboradores passaram a trabalhar com mais garra ainda e demonstraram uma lealdade impressionante com a empresa. Além disso a dedicação e o apreço no atendimento aos solidários clientes se intensificou.
Criou-se uma corrente positiva impressionante diante do irreversível quadro que se apresentava. Esta impressionante reação se deu muito provavelmente, pela clareza, transparência e pela ética com que a direção da empresa tratava todas as etapas do difícil processo.
Tal resposta por parte dos valorosos colaboradores, a mútua confiança, fez com que a questão humana prevalecesse. A corrente de otimismo e superação criada por clientes e colaboradores piedadenses não só sensibilizou a diretoria da Loja Sinhá Moça (rede que conta com mais de 10 filiais no interior de São Paulo), como provocou uma reviravolta, e ao final do mês de setembro, foi tomada a decisão: a Loja Sinhá Moça de Piedade continuaria suas atividades, sem que nenhum de seus colaboradores fosse demitido.
Os preciosos colaboradores precisavam receber a ótima notícia. Eles a receberam com grande surpresa. Passado o impacto inicial de tão positiva informação, voluntariamente os funcionários manifestaram o desejo de continuar na empresa e solicitaram o cancelamento do aviso-prévio que estava em pleno cumprimento.
Com isto, todos os oito funcionários continuaram no quadro da empresa e mais: o piedadense Cláudio Pires de Camargo, 29 anos, que começou a trabalhar como estoquista há cinco na Loja Sinhá Moça, depois passou a atuar como operador de caixa, em meio a esta transição foi promovido a Gerente. Uma demonstração inequívoca de que a Loja Sinhá Moça valoriza não só os valores de nossa cidade, mas, também os profissionais que estão juntos nesta jornada.
Cláudio relata emocionado: “Mais do que felizes com a permanência da filial de Piedade, somos gratos à empresa por acreditar em nosso potencial, por entender que é possível reverter esta situação e acima de tudo por fortalecer este vínculo de lealdade e confiança entre a Loja Sinhá Moça e a cidade”, exalta emocionado o recém promovido Gerente, “estamos tranquilos por causa da inquestionável lisura da direção da empresa durante todo este processo e muito motivados para esta nova fase que se inicia”.