JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Cachoeira da Fumaça - Polícia Ambiental apreende arma, munições e grande quantidade de redes de pesca

Foto: Divulgação
Um homem foi preso, pagou fiança e responderá ao processo em liberdade - Importante ressaltar que a pesca - mesmo com varas comuns - de espécies nativas como lambari, cará, traíra e bagre é proibida entre o início de novembro e até o final do mês de fevereiro, devido ao período da piracema, época em que os peixes se reproduzem. 

A ocorrência teve início por volta das 9 horas desta terça-feira (15). A equipe da Polícia Ambiental composta pelo 3º Sargento Camargo, Cabo Fabiano e Cabo Ferraz faziam a operação "São Paulo Mais Segura" na rodovia Padre Guilherme Howell (SP-79). 

Foto: Divulgação
Ao efetuarem uma abordagem os policiais receberam denúncia de um indivíduo estaria pescando com tarrafas na represa da Cachoeira da Fumaça, dentro do Parque Estadual do Jurupará, área de preservação permanente (APP).

Os militares seguiram para o local indicado e ao chegarem avistaram um homem com um saco de ráfia nas mãos. O indivíduo tentou esconder o material, porém, não teve tempo. Dentro do saco havia algumas redes de pesca.
Foto: Divulgação
Questionado se ele possuía mais redes por ali, o suspeito indicou um rancho próximo dali, onde foram localizadas outras redes de tamanhos diferentes, além de uma espingarda calibre 36, que estava escondida debaixo de um colchão e uma mochila contendo munições e material para recarregar cartuchos. 

Ao todo eram 28 redes, dentre estas algumas tarrafas e também seis apitos de madeira, conhecidos como "pio", usados na criminosa prática da caça. Não foi encontrado nenhum peixe ou animal que pudesse configurar flagrante de crime ambiental, mas, a posse de tais equipamentos é passível de multa, neste caso, a autuação foi de R$ 1.400.
Foto: Bom Dia Piedade

Todo material ilegal foi apreendido e conduzido à Delegacia de Polícia de Piedade, juntamente com o homem que estava no rancho.

Já na delegacia, um aposentado de 64 anos de idade - pai do indivíduo que havia sido detido - se apresentou dizendo que o rancho, a arma, as munições e redes de pesca lhe pertenciam. O idoso que reside na cidade justificou que a arma era usada para sua defesa.

Diante dos fatos, o Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior determinou que o idoso fosse indiciado por posse ilegal de arma de fogo. O aposentado foi liberado após o pagamento de fiança no valor de R$ 350.

Além da espingarda foram apreendidos 140 gramas de pólvora, 92 espoletas calibre 36, 15 espoletas calibre 28, 1,26 quilo de chumbo em tamanhos variados, 7 chumbos grandes, 14 cartuchos carregados e 13 cartuchos deflagrados.
Imagens: Divulgação