JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

CUIDADO COM A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA - Calor e chuvas favorecem a procriação do Aedes Aegypti

O verão costuma ser a época mais propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

Isso porque a estação oferece chuva e umidade em abundância, o que facilita o desenvolvimento de novos criadouros. A fêmea do mosquito é que pica as pessoas, porque precisa de sangue para a maturação dos ovos. É nesse momento que a contaminação pode acontecer.

Cuidados - É imprescindível que os moradores tomem os devidos cuidados para que as casas não se tornem foco do mosquito. O Aedes aegypti busca recipientes onde têm água parada, são lugares ideais para o depósito dos ovos. Os ambientes domiciliares mais comuns costumam ser pratos de vasos de plantas, caixas d’água descobertas, piscinas, garrafas, vasilhas para animais entre outros pontos em que hajam o acúmulo de água parada.

Sintomas - Os sintomas das doenças costumam ser semelhantes, os sinais geralmente consistem em febre alta, dores musculares e articulares, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, mal-estar, também pode ocorrer febre baixa no caso de Zika Vírus. Essas doenças podem levar a pessoa à morte.

Informações - Ao sentir os sintomas, deve-se procurar ajuda no Ambulatório Médico, Odontológico Municipal de Piedade (AMOMP), localizado na Avenida Antônio Leite de Oliveira, 200, Paulas e Mendes. Informações: 3340-1400.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade