Foto: Marcelo Roque/Arquivo pessoal Reprodução G1 Sorocaba |
Rodrigo Gonçalves da Veira, 'Digão', foi preso pela Polícia Militar (clique aqui para conferir), ao final da tarde do último domingo (27). A captura do procurado pela justiça se deu no estacionamento de um supermercado no centro da cidade, onde atuava como 'flanelinha'. Posteriormente ele foi levado para a cadeia de São Roque, até que fosse encaminhado a outra unidade prisional onde cumpriria pena de 26 dias em regime semi-aberto.
Na tarde de ontem (28/1), 'Digão' exigia que fosse transferido dali, até que por volta das 16h30min ateou fogo num colchão de sua cela. A fumaça negra logo tomou conta da galeria, vindo a invadir outras celas da carceragem.
O revoltado detento não se feriu, porém, bem como os demais indivíduos presos. Apenas quatro deles tiveram ser levados ao hospital devido à intoxicação causada pela fumaça inalada.
Ao todo 32 detentos tiveram que evacuar as celas. Equipes do Corpo de Bombeiros contiveram as chamas, sem que o fogo viesse a se alastrar. Após toda confusão os detentos retornaram às suas celas.
Com sua ira descontrolada e as causas de seu surto desmedido 'Digão' passou também a responder pelos crimes de incêndio, dano qualificado e tentativa de homicídio (respectivamente artigos 250/258, 163 parágrafo I e 121/154 do Código Penal).