JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Alface - Produção melhora, preços caem

Durante a primeira semana de abril (1°a 5), a produção de alfaces aumentou nas regiões de Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP). Houve menor volume de chuva, porém, a semana chuvosa deverá elevar novamente os preços da hortaliça.


Isso ocorreu em função do baixo volume de chuva acumulado na semana para ambas as regiões, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea.

Desse modo, houve redução da procura paulista pelas folhosas da região serrana do Rio de Janeiro. A qualidade das alfaces, antes prejudicadas pelas chuvas, também segue melhorando nas lavouras, com normalização do tamanho dos pés colhidos e pouca incidência de bacterioses.

Dessa forma, com a maior produtividade, os preços caíram: a crespa em Mogi das Cruzes, teve variação negativa de 27,66% em comparação com a semana passada, sendo cotada a R$ 21,40 por caixa com 20 unidades.

É válido ressaltar, no entanto, que apesar da maior oferta durante esta semana, a quantidade não deve se elevar tanto, por ora, devido ao maior ciclo de desenvolvimento das folhosas – derivado do aumento da amplitude térmica entre o dia e a noite (comum nesta temporada).

Para a próxima semana, é esperado um acumulado de 120 mm de chuvas para Ibiúna, e 105 mm em Mogi das Cruzes, de acordo com a Climatempo. O elevado índice pluviométrico pode impactar na produtividade no campo, resultando, novamente, na falta de alfaces para a região paulista.