JORNAL BOM DIA PIEDADE

GV VEÍCULOS

Céu - Xavier - PAFE

sexta-feira, 5 de abril de 2019

'Taxa do lixo', mais que publicidade é preciso prestar contas com clareza à população

Parte da coleta de lixo passa a ser feita
por empresa contratada pela prefeitura
Foto: PMP
Enquanto a administração municipal anuncia com ênfase a melhoria na coleta de lixo, isto graças à taxa GA (goela abaixo) implantada pelo prefeito, em vários pontos do município há registro de acúmulo de lixo e entulho.


A pouco a prefeitura enviou uma nota à imprensa (ler abaixo) sobre as melhorias advindas com a arrecadação da taxa de lixo. Trata-se de uma satisfação aos munícipes quanto à destinação dada ao dinheiro arrecadado com a medida decretada pelo prefeito. 

Foto: Jéssica Barbosa (TV Tem - Divulgação)
Porém, isto é pouco. É no mínimo uma obrigação, dos mandatários da Prefeitura de Piedade na atualidade divulgarem quanto já foi arrecadado, quanto ainda deverá entrar nos cofres públicos até o final desta administração, como estão sendo utilizados os recursos advindos da famigerada 'taxa do lixo' e qual a programação de investimentos futuros.

Foto: Cortesia
Além, é lógico, de demonstrar a eficácia da gestão do serviço, na devida utilização de tais recursos, uma vez, que os brasileiros há décadas são penalizados com uma altíssima carga tributária, e nós, cidadãos piedadenses temos o direito de obter tais informações de maneira bastante detalhada, a fim de que saibamos que nosso dinheiro está sendo bem utilizado.

Que a eficiente arrecadação seja proporcional à transparência na divulgação do detalhamento dos investimentos por parte do poder público municipal.

A realidade - O que vemos pela cidade, periferia e área rural de Piedade é lixo amontoado em vários locais. Nos bairros rurais a situação é complicada. Caçambas abarrotadas, com lixo espalhado no entorno é cena corriqueira. Na maioria das estradas municipais e rodovias que cortam o município é fácil se deparar com tal cenário. Como o da foto acima, no bairro da Liberdade, onde existe um contêiner com lixo por todos os lados. 

Em tempo, em resposta a um requerimento de autoria do vereador Jorge Biscaia, em 13 de março a administração municipal informou que gastou R$ 261.777,59 com a coleta e transbordo do lixo no ano de 2018. 

Concluindo, é preciso muito mais que alguns simples informativos. É preciso que haja mais clareza, eficiência e empenho por parte de quem tem a responsabilidade e assumiu o compromisso de administrar o município. (André Gomes - Jornalista Mtb. 56.050)

Agora sim, a íntegra do texto encaminhado a nós pela Prefeitura de Piedade: 

Taxa do lixo garante melhorias com a terceirização de três linhas da coleta

A Prefeitura de Piedade terceirizou três linhas da coleta de lixo para garantir melhorias na execução dos serviços. A empresa contratada vai atender toda área central, Bairro dos Pintos e Bairro Campininha. São três novos caminhões que já iniciaram as atividades nesta semana. Esta é mais uma melhoria garantida por meio da cobrança da taxa de lixo implantada pela Administração Municipal. De acordo com a Prefeitura, a coleta de resíduos nessas linhas será executada por uma equipe de nove coletores, três motoristas e um encarregado. A Prefeitura fiscaliza a realização dos serviços que são feitos nos períodos diurno e noturno. (Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade)