O caso aconteceu na manhã do domingo (12), mas, a queixa foi registrada somente na quinta-feira (16).
O agricultor de 54 anos de idade contou à Polícia Civil que saiu da missa, foi à agência do Banco do Brasil, na rua Comendador Parada para fazer um saque, porém, o cartão ficou preso no compartimento do terminal de auto-atendimento.
Nisto, um desconhecido que estava no local lhe ofereceu ajuda, dizendo ser funcionário do banco. O estranho fez uma ligação de seu celular e dizia que estava em contato com o Banco Central para bloquear o cartão da vítima.
O golpista requisitou os dados do cliente, o número de seu CPF suas senhas numérica e de letras para efetuar o procedimento. Depois que as informações foram passadas ao estelionatário, este disse que o cartão estava bloqueado e que realmente não seria possível retirá-lo da máquina.
O agricultor deixou a agência, retornou no dia seguinte e após relatar o ocorrido a um legítimo funcionário do Banco do Brasil foi constatado que tinhas sido feitos vários saques no total de R$ 2.600 de sua conta e emitidas 15 folhas de cheque. A vítima pediu o ressarcimento do prejuízo ao banco.
O QUE FAZER?
As instituições financeiras e autoridades policiais orientam às pessoas a não aceitar, em hipótese alguma, orientações de pessoas desconhecidas em salas de auto-atendimento bancário ou em caixa eletrônicos, e também não informar senhas a estranhos e não anotá-las em papéis que fiquem junto com o cartão.De acordo com o Procon-SP, quando o cartão ficar preso no caixa eletrônico em horários de expediente, o cliente deve procurar ajuda de um funcionário devidamente identificado pelo banco.
Já para os problemas ocorridos fora do horário de expediente ou em caixas fora das agências, é importante que o consumidor deve ligar para a central de atendimento ao cliente da instituição financeira, cujo número deve estar no terminal utilizado pela pessoa.
