JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

domingo, 16 de junho de 2019

Polícia Militar estoura mais uma fábrica clandestina de cigarros em Piedade

Foto: Bom Dia Piedade
A ação teve início na madrugada de hoje, no ;alto de Piedade. Cinco homens - um brasileiro e quatro paraguaios - foram surpreendidos pela chegada da Polícia Militar, enquanto dormiam.

A ocorrência começou às 4h20min deste domingo (16), com o recebimento de denúncia de que alguns indivíduos estariam tentando invadir uma chácara na altura do quilômetro 103,5 da rodovia José de Carvalho, no Alto de Piedade.

Foto: Bom Dia Piedade
As equipes com postas pelos Cabos Duarte, Dias, Fabrício e o Soldado Almeida seguiram para o local e durante a averiguação se depararam com o galpão - vizinho à chácara - o qual estava com uma das portas semi-aberta. 

Ao adentrarem no barracão os PMs sentiram forte cheiro de tabaco. Um furgão Ford Transit prata com  placas de Recife (PE) estava próximo da porta e ao fundo havia material usado para embalar cigarros. 
Foto: Bom Dia Piedade

Três cômodos nos fundos que ficam no fundo do galpão havia centenas de caixas cheias de cigarros (cerca de 500 unidades por caixa) e também caixas com filtros para cigarros. Os Cabos Azevedo, Rocha e os Soldados Da Silva e Campanholi prestaram  apoio à ocorrência.

Num outro cômodo, na parte do fundo dormiam quatro paraguaios e num apartamento na parte superior do imóvel, dormia um indivíduo nascido no Brasil. Todos foram detidos. 

Foto: Bom Dia Piedade
Na lateral do salão principal foram localizadas máquinas usadas para embalar os cigarros em carteiras (maços e caixinhas) e depois em caixas maiores. Embalagens de várias marcas eram embaladas no local: Derby, Vila Rica, US, Ca peão e Eight.

Pelo que se pode constatar os cigarros eram confeccionados em outro lugar e trazidos prontos para serem embalados no barracão situado no Alto de Piedade. Um bloqueador de sinal de telefonia móvel (celular) também foi apreendido no galpão.
Bloqueador de sinal de celular
apreendido no galpão
Foto: Bom Dia Piedade

Havia ainda algumas caixas com selos de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) falsificados confeccionados na China, idênticos aos emitidos pela Receita Federal do Brasil. Tais selos eram usados para que os maços e caixinhas de cigarro falsificados parecessem os genuínos produzidos pelas indústrias brasileiras.


De acordo com a polícia os quatro cidadãos paraguaios estariam trabalhando ali há cerca de 15 dias e não teriam autorização para deixar o local Havia uma boa quantidade de alimentos e até carnes congeladas na cozinha do imóvel, para o consumo dos trabalhadores. (CONTINUA APÓS O VÍDEO)
Uma equipe da Polícia Federal chegou no local por volta das 11 horas. O galpão ficou preservado pela Polícia Militar sob o comando do 1º Tenente Thiago.

Tudo que está dentro do imóvel será apreendido e os indivíduos detidos encaminhados para a sede da PF em Sorocaba. Até o momento da publicação desta reportagem a ocorrência estava em andamento. No dia 22 de maior a Polícia Civil descobriu uma fábrica de cigarros no bairro Jurupará.