JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Piedade presente em homenagem aos produtores de morango

Agricultores de Piedade foram representados por membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, na cerimônia de homenagem aos produtores de morango Brasil Certificado, realizada na cidade de Atibaia (SP).


O evento ocorreu no dia 2 de agosto, em Atibaia, no Parque do Morango “Duílio Mazieiro”. Representantes de diversos municípios do Estado de São Paulo participaram da cerimônia.

Sobre o PImo - O programa de certificação do PImo (Produção integrada do morango), consiste em uma série de normas e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, juntamente com a EMBRAPA Meio Ambiente de Jaguariúna, a qual liderou o projeto, mais um grupo de produtores que se uniram com o objetivo de produzir um morango de forma sustentável com o mínimo possível do uso de agrotóxicos e com respeito ao meio ambiente.

A certificação dá o direito ao produtor do uso do Selo CERTIFICA BRASIL que atesta a origem e as boas práticas de uma agricultura com produtos mais saudáveis e livre de resíduos químicos acima do tolerado. Uma garantia que valoriza o produto, já que a procura do consumidor por produtos hortifrutigranjeiros mais saudáveis e que agridam menos ao meio ambiente só aumenta no Brasil.

Representante da associação dos produtores de morango de Atibaia afirma que o PIMO, além de garantir um produto diferenciado, é uma importante ferramenta de administração da propriedade rural, já que todas as operações e insumos utilizados são anotadas em planilhas. Isso ajuda o produtor a gerenciar sua produção. Ele afirma que com esse programa teve uma redução considerável nos custos de produção.

Segundo representante do Ministério da Agricultura, os esforços agora estão concentrados para essa certificação seja reconhecida internacionalmente, já que os parâmetros usados são os mesmos da Europa, ou seja, num futuro próximo, o Selo de garantia vai possibilitar a exportação desses produtos para mercados exigentes como Europa, EUA e Japão.

A próxima etapa do comitê gestor do PIMO é para divulgação do morango certificado a nível de consumidor final onde o produto seja reconhecido para que agregue valor ao produto. Para tal, o Ministério da Agricultura já liberou uma verba de R$ 400.000,00 para serem utilizados para essa finalidade.

Acredita-se que o morango é apenas o início de muitas outras culturas a fazerem parte do manejo integrado, hoje o MAPA conta com 30 culturas para emissão de certificados. Num mercado onde a rastreabilidade de produtos hortícolas já é uma realidade, o manejo integrado vem para ajudar o produtor a se adequar as leis e normas.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade