quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Fogo consome milhares de metros cúbicos de madeira

Defesa Civil e Guarda Civil Municipal de Piedade combateram por horas o incêndio criminoso, fruto da estupidez humana que causa prejuízo ambiental e material, que atingiu um reflorestamento de eucalipto, no bairro dos Buenos, na quarta-feira (18).

Segundo o dono da propriedade, alguém ateou fogo no mato seco. As chamas propagaram rapidamente, atingindo aproximadamente quatro mil metros cúbicos de eucaliptos que haviam sido cortados e que estavam espalhados pelo chão, além de inúmeras árvores.

O estrago só não foi maior por que equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal de Piedade trabalharam intensamente por mais de cinco horas no combate ao fogo, das 14 às 19 horas de ontem. A fumaça predominava na região.

Porém, depois do extenuante trabalho do dia anterior, na manhã desta quinta-feira (19), com as condições altamente favoráveis para a ocorrência de incêndios, mato seco e muito vento na região, as labaredas ressurgiram. Novamente os agentes da Defesa Civil e GCM estiveram no local para debelar os focos de incêndio.

O caso foi registrado em boletim junto à Polícia Civil, que apura os fatos. A prática de queimada é tida como incêndio criminoso e é punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), com pena de um a quatro anos de reclusão.