JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Prefeitura decreta situação de emergência pelo rompimento de açude

Foto: Divulgação
Decreto visa também atende moradores do Miguel Russo e outros bairros atingidos pelas fortes chuvas - Ao todo 52 famílias atingidas pela inundação foram cadastradas, sendo que, 25 delas tiveram perda total em suas moradias. (Atualizado às 18h43min de 9/01/2020).

A Prefeitura de Piedade decretou situação de emergência no município para atender moradores que tiveram suas casas atingidas por grande volume de água de um reservatório particular que estourou na madrugada desta quinta-feira (9) devido uma forte chuva.

Órgão estadual irá apurar
irregularidade do açude
que se rompeu
Foto: Divulgação
O decreto também atende outros bairros que tiveram alagamentos e estradas danificadas pelas chuvas. A Administração Municipal mobilizou equipes de várias diretorias e secretarias municipais que estão no local prestando total apoio aos moradores.

Ações da Prefeitura

A Defesa Civil foi acionada às 2 horas da manhã para socorrer moradores que estavam ilhados. Não ocorreram registros de vítimas fatais ou pessoas gravemente feridas. Por volta das 7 horas foram destinados ao local equipes da Secretaria de Serviços Públicos e transporte para realizar serviços de limpeza das casas, comércios, ruas e do Posto de Saúde também atingido.
Foto: Divulgação
A Prefeitura executou, de forma imediata, limpeza de tubulação para diminuir o volume de água e evitar o transbordamento de um outro reservatório no local.
A Secretaria de Educação abriu a escola do bairro para alojar os moradores. A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou cadastro das famílias atingidas e já está providenciando colchões, edredons e alimentos.
Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informou que a responsabilidade pela autorização e fiscalização da construção de reservatório de acumulação de água é do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A Secretaria informou ainda que já acionou o DAEE e fez vistoria em outras barragens existentes no bairro, solicitando aos responsáveis a diminuição do nível de água para evitar qualquer tipo de problema, uma vez que ainda existe previsão de chuvas para os próximos dias.

Mercado do Bº Miguel Russo
invadido pela lama 
Foto: Divulgação
Está em elaboração um laudo técnico que também será enviado ao DAEE para averiguação tanto da regularidade documental quanto a regularidade física do referido reservatório.

Doação

As pessoas interessadas em fazer doação de roupas e mantimentos podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones: 153, 199 ou 3244-3947.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade