JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Comando da PM homenageia policias que atuaram no caso dos reféns em restaurante









O caso dos reféns no restaurante do Posto Refúgio na Neblina (clique aqui para ver), ocorrido no feriado de 9 de julho de 2019, terminou sem que ninguém ficasse fisicamente ferido e todos - exceto os bandidos, todos presos - fossem libertados.

Na última terça-feira (18), no Comando Geral da Polícia Militar, se deu a cerimônia de homenagem aos PMs que atuaram no início da ocorrência nos municípios de Piedade e Tapiraí, que posteriormente mobilizou cerca de 100 policiais.

Um dia totalmente atípico, em que a vida de muitas pessoas foram salvas graças à dedicação, coragem e perícia de vários policiais. 

A eficiente ação resultou na libertação de 16 reféns, prisão de seis criminosos e na apreensão de três fuzis, duas pistolas, seis coletes balísticos e farta quantidade de munições de vários calibres. 

Policiais que receberam certificado de honra ao mérito das mãos do Comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Votorantim, ao qual o Pelotão de Piedade é subordinado: 1º Tenente Uelton Rodrigues dos Santos, 2º Sargento Luís Carlos Garcia SoaresCabo Alexandre Manzano Álvares, Cabo Benedito Donizete Ribeiro de Castro e Campos, Cabo Márcio Rogério Ferreira, Cabo Pedro Rodrigues de Abreu Junior, Cabo Thiago Alessandro Soares e Soldado Mauro Emmanuel Toniote;

Da Base de Aviação de Sorocaba: Capitão Adolpho Vittorazzi Neto - Comandante da aeronave Águia I, 1º Tenente João Paulo da Silva Oliveira - Comandante de Operações; 2° Sargento Luciano Vieira Ramos - Tripulante Observador, Soldado Ricardo Camargo - Tripulante Navegador.
Além do certificado de honra ao mérito, a equipe formada pelo 1º Tenente Uelton, Cabos Márcio e Soares recebeu a mais alta medalha da corporação paulista, a Láurea de Mérito Pessoal de 1º grau.

Dentre outras autoridades militares, participaram da solenidade o Comandante do CPI-7 Coronel Aleksander, Comandante do 40º BPM/I Tenente-Coronel Vanclei e o Comandante da 2ª Cia Capitão Cassari.

Em setembro de 2019, o Presidente da Câmara Municipal de Piedade, Daniel Dias de Moraes, não colocou em pauta requerimento do vereador Zé Anésio, que homenageava os Policiais Militares locais que participaram da ocorrência, sob a alegação de que os mais de 100 policiais que de alguma maneira participaram do caso teriam que ser citados na homenagem,