JORNAL BOM DIA PIEDADE

GV VEÍCULOS

Céu - Xavier - PAFE

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Preso por roubo que havia fugido de flagrante é baleado ao apontar arma para Policial Militar

O caso teve início na noite de quinta-feira com o roubo a um motoboy, no Parque da Torre. Segundo a PM, o rapaz que era dado com foragido da justiça, apontou uma arma de fogo para um policial, foi atingido por um tiro e ficou gravemente ferido.

O roubo aconteceu por volta das 22 horas da quinta-feira (27). Dois rapazes agarraram um motoboy na Praça Giorgio Musizano, Parque da Torre, e roubaram um lanche, um refrigerante e R$ 66,50.

A Polícia Militar foi comunicada do ocorrido e cerca de uma hora e meia depois os Cabos Abreu e Émerson viram os suspeitos na Praça da Bandeira e os abordaram. Um dos indivíduos era um ajudante de padeiro de 19 anos e o outro um garoto de 16 anos de idade.

O menor de idade estava com R$ 6,50 em um de seus bolsos. O outro suspeito não portava nada de ilícito, porém, segundo os policiais, ambos confessaram a que haviam roubado o motoboy e comprado drogas com o dinheiro do assalto.

Logo a vítima chegou ao local e reconheceu os dois jovens como os autores do assalto. A dupla foi levada à Delegacia de Polícia local, o Delegado Oscar Garcia Machado Júnior determinou que o maior de idade fosse indiciado por roubo e corrupção de menor, enquanto o adolescente figurou em ato infracional de roubo. 

No entanto, durante a elaboração do flagrante pela Polícia Civil, já por volta das 4h30min já nesta sexta-feira, o ajudante de padeiro, mesmo algemado, conseguiu fugir da delegacia. O rapaz se embrenhou na mata atrás da prefeitura e não foi localizado, apesar das buscas efetuadas por várias equipes da PM até às 13 horas. À esta altura a justiça local já havia expedido uma mandado de prisão contra o foragido.

Segundo a Polícia Militar, já no final da tarde, o Cabo Abreu, que estava de folga, passava de carro pela estrada vicinal que liga os bairros Roseira e Funil, quando se deparou com o fugitivo caminhando em sua direção. O policial passou pelo rapaz, retornou e quando ia descer do carro, o indivíduo correu em direção a um matagal. 

O Cabo Abreu correu atrás do fugitivo que puxou uma arma de sua cintura, se virou e a apontou na direção do PM, o qual, para se proteger, disparou três tiros na direção do assaltante foragido, que foi atingido na nuca por um dos projéteis. 

A arma que o jovem portava era uma garrucha de cano longo. O policial tentou ligar para pedir socorro ao homem baleado, porém, no local onde estava não havia sinal de celular e o militar colocou o rapaz em seu carro e o levou à Santa Casa de Piedade. 

Após receber os primeiros cuidados médicos, o ajudante foi transferido em estado grave, para o Hospital Regional de Sorocaba e corre o risco de ficar tetraplégico. Ele segue sob custódia policial, uma vez que é considerado preso.

Peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local onde se deram os disparos, apreenderam a garrucha, a arma e as munições do Cabo Abreu, que foi conduzido à Delegacia de Polícia de Piedade onde a ocorrência está sendo apresentada. 

A Polícia Civil e a Polícia Militar instauraram inquéritos para apurar os fatos. O PM que efetuou os disparos agiu em legítima defesa, segundo apurado pela reportagem do Bom Dia Piedade. O adolescente detido após o assalto foi encaminhado para a Fundação Casa.