JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

quinta-feira, 19 de março de 2020

A mandioquinha e seus benefícios para a saúde

Elevado teor de minerais, vitamina C e complexo B, regula o funcionamento do intestino, diminui a absorção de açúcar e colesterol, prolonga a sensação de saciedade, ajuda a prevenir o envelhecimento e o câncer, além de ser ótima opção na alimentação de pessoas em convalescença.

De cor e sabor inconfundíveis, a mandioquinha pode participar tanto de comidas caseiras que nos remetem à infância quanto de pratos elaborados da mais alta gastronomia. E o melhor de tudo é que, além de ser bastante versátil, ela também é muito saudável! Por isso, vale a pena conhecer os benefícios da mandioquinha para o organismo.

Também conhecida como batata-salsa ou batata-baroa, a mandioquinha é uma raiz tuberosa originária da Cordilheira dos Andes que chegou no Brasil apenas no século XX. Desde então, ela conquista cada vez mais o nosso paladar – e nós temos muito motivos para apreciá-la! Confira:

1. Maior quantidade de minerais que a batata-doce e a batata-inglesa - Em relação aos minerais, a mandioquinha é um alimento mais rico do que a batata-doce e a batata-inglesa, apresentando uma maior quantidade de diversos elementos. Veja a comparação em uma porção de 100 gramas de cada variedade:

Dessa forma, a mandioquinha é uma opção mais interessante na hora de suprir as necessidades diárias desses elementos e reforçar a imunidade, a saúde cardiovascular, o sistema musculoesquelético e o funcionamento do organismo como um todo.

2. Apresenta alto teor de vitaminas do complexo B e vitamina C - Outro benefício da mandioquinha é que ela oferece boas quantidades de tiamina e niacina, duas vitaminas do complexo B necessárias para a produção de energia, a saúde do sistema nervoso, as funções cerebrais e a manutenção da pele, dos cabelos e dos olhos.

Além disso, ela se destaca pelo seu conteúdo de vitamina C: em 100 gramas, a mandioquinha tem 17,1 mg desse micronutriente, enquanto a mesma quantidade de batata-inglesa tem apenas 3,8 mg. Assim, a mandioquinha contribui muito mais para o fortalecimento das nossas defesas.

3. Regula o funcionamento do intestino A mandioquinha é uma boa fonte de fibras insolúveis, que são responsáveis pelo aumento do volume do bolo fecal e pelos movimentos peristálticos realizados pelo intestino.

Dessa forma, ela facilita todo o processo de digestão, previne problemas como prisão de ventre e ajuda o organismo a eliminar os resíduos, diminuindo sua reabsorção pela mucosa intestinal.

Panquecas
4. Diminui a absorção de açúcar e colesterol - Além das fibras insolúveis, a mandioquinha fornece fibras solúveis, que absorvem uma grande quantidade de água e formam um gel quando chegam ao estômago. Assim, ela ajuda a reduzir a absorção de açúcar e gorduras ingeridas na refeição.

Por isso, a mandioquinha contribui para a manutenção de níveis saudáveis de glicose, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos no sangue, ajudando a prevenir e controlar problemas de saúde como diabetes e doenças cardiovasculares.


5. Prolonga a sensação de saciedade - Outro efeito do gel formado pelas fibras no estômago é que ele se esvazia mais lentamente, o que faz com que a pessoa leve mais tempo para sentir fome de novo depois de ter se alimentado.

Dessa forma, se consumida com moderação e dentro de uma dieta saudável, a mandioquinha pode ser uma coadjuvante em processos de emagrecimento.

6. É um bom alimento para pessoas com diabetes - Mesmo sendo um alimento rico em carboidratos, o teor de fibras da mandioquinha faz com que seu índice glicêmico seja mais baixo do que o da batata-inglesa, o que significa que a absorção do açúcar ocorre de forma mais lenta.

Com isso, ela ajuda a evitar que as taxas de açúcar do sangue aumentam muito rapidamente, sendo assim um bom alimento adequado para pessoas diabéticas.

7. Pode ser consumida por pessoas em convalescença - O amido presente na mandioquinha é digerido facilmente, tornando-a um bom alimento para pessoas que estão se recuperando de uma doença ou cirurgia – desde que autorizado pelo médico.

Além disso, essa característica faz com que a mandioquinha seja uma opção adequada na dieta de crianças a partir dos seis meses, durante a introdução alimentar, e para pessoas idosas.

8. Previne o envelhecimento e o câncerPor ser rica em minerais, vitaminas e outras substâncias com poder antioxidante, com destaque para a vitamina C, a mandioquinha ajuda a combater os danos celulares causados pelos radicais livres.

Dessa forma, ela contribui na prevenção do envelhecimento e do desenvolvimento de vários tipos de câncer – dois processos que são muito influenciados pela ação prejudicial dos radicais livres no material genético das células.

Fonte(s): vapsa.com.br - Embrapa, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, Quero Viver Bem, O Manul das Papinhas, Minhavida, Tuasáude