JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

domingo, 22 de março de 2020

Dicas de segurança - Como identificar e evitar golpes

Em tempos de recolhimento como o que vivemos atualmente, o Bom Dia Piedade publicará diariamente dicas da cartilha "Golpe? Tô fora!", elaborada pela Investigadora de Polícia, Bárbara Camapum, que atua na Delegacia Seccional de Presidente Prudente (SP). 

Bárbara conta que ao longo de sua atuação na Segurança Pública, se deparou com diversos casos de estelionato. Em muitos deles as vítimas, em sua maioria idosos, choravam e me pediam perdão por ter caído no golpe.

"Depois de tanto ver isso, decidi desenvolver uma cartilha para alertar todas as pessoas dos golpes que estão sendo aplicados na atualidade, e assim, evitando consumações e tristezas", relata a Policial Civil. As informações nos foram passadas pelo Delegado de Polícia de Piedade, Dr. Oscar Garcia Machado Júnior. 

GOLPE DO CARTÃO CLONADO - Uma bandida, ou bandido, liga para a vítima e questiona se ela emprestou o cartão para uma determinada pessoa que está em outra cidade, sem ser a da vítima. Após resposta negativa da vítima, o bandido pede que ela desligue o telefone e ligue para o 0800 que consta no verso do cartão.

O que esta vítima não percebe, é que ela não desligou o telefone e a bandida continuou segurando a ligação. Após a vítima discar o 0800, a bandida coloca uma gravação como se fosse uma instituição bancária.

A vítima, acreditando que está falando com uma funcionária da operadora do cartão, fornece seus dados pessoais como nome, data de nascimento, RG, CPF, senha alfanumérica, telefone, endereço.

Ao final, o bandido diz que um policial ou funcionário do banco passará para coletar o cartão clonado, fornece o número de matrícula da pessoa que buscará. A bandida informa para a vítima que o cartão foi cancelado e que este deverá estar dentro de um envelope endereçado ao banco ou à polícia quando for entregue ao (falso) policial/funcionário do banco. 

Com este cartão em mãos e todas as informações da vítima, o bandido que recolheu o cartão realiza saques e transferências bancárias, e compras em lojas físicas, bem como utiliza o cartão em maquininhas que estão em poder dos bandidos. Estas maquininhas são de lojas de todos os estados da federação.

Orientação: Quando receber ligação de qualquer loja ou instituição financeiro dizendo que seu cartão foi clonado e que estão realizando compras, ENTRE IMEDIATAMENTE EM CONTATO COM SUA AGÊNCIA BANCÁRIA E CONVERSE COM SEU GERENTE. Se necessário, peça auxílio para um familiar. JAMAIS entregue seu cartão a alguém, mesmo que você acredite que ele esteja cancelado (ou cortado). 

Saiba que nem o banco, nem a polícia precisam de seu cartão para investigar.

Atenção: Com a pandemia do  CORONAVÍRUS, os bandidos estão dizendo que os bancos, para evitar contaminação de idosos, pedem que seus funcionários busquem o cartão bancário em casa. Isso é MENTIRA!

Devido à quarentena imposta pelo Governador de São Paulo, a Delegacia de Polícia de Piedade está atendendo apenas a casos considerados graves, emergenciais. Caso o cidadão precise registrar alguma quixa, pode fazê-lo pelo site: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home