JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

segunda-feira, 23 de março de 2020

Orientações para evitar o golpe do WhatsApp clonado

Bom Dia Piedade publica diariamente dicas da cartilha "Golpe? Tô fora!", elaborada pela Investigadora de Polícia, Bárbara Camapum, que atua na Delegacia Seccional de Presidente Prudente (SP).

Os bandidos tem diversos meios de conseguir o número da vítima, mas tem-se observado que a maioria das vítimas tinham acabado de efetuar anúncio em plataformas como WebMotors e OLX.

As vítimas recebem um torpedo de SMS no qual consta um código de 6 dígitos. Um bandido se passa por funcionário da WebMotors, OLX, Mercado Livre e demais aplicativos de vendas e solicita este código para ativar o anúncio; quando na verdade este código é uma verificação do WhatsApp, ou seja, o bandido digitou o número de celular da vítima no WhatsApp dele.

Sendo assim, o código de verificação para habilitar o WhatsApp foi para o celular da vítima, por isso o bandido se aproveita deste engodo, de que necessita do código para habilitar o anúncio, induzindo a vítima a fornecê-lo.

Assim que o bandido digitar os seis números que a vítima forneceu, ele desvia o WhatsApp da vítima para o WhatsApp dele, e a vítima perde o acesso ao aplicativo.

Com tal feito, o bandido conversa com os amigos da vítima por WhatsApp, explica que está sem dinheiro, com a conta bancária travada ou cartão de crédito bloqueado e solicita dinheiro emprestado, se comprometendo a pagar o quanto antes.

Os amigos da vítima acabam por transferir dinheiro para a conta bancária de laranjas/bandidos, que logo sacam ou transferem todo o dinheiro, acabando assim, por se tornarem vítimas também.

Orientações: 

(1) Habilitar a “confirmação em duas etapas” – no WhatsApp clicar em “Configurações / Ajustes”, depois clicar em “Conta” e depois em “confirmação em duas etapas”; habilitar senha de 06 dígitos numéricos. 

(2) Jamais enviar para qualquer pessoa o código de 6 números que chegar por 
torpedo SMS.

(3) Caso já tenha enviado o código e caído no golpe, enviar e-mail para support@whatsapp.com pedindo a desativação temporária de sua conta do WhatsApp, explicando o que ocorreu, bem como o seu número de WhatsApp (exemplo: +55-18-99XXX-XXXX); Posteriormente, após receber o e-mail do WhatsApp no prazo de 30 dias, configure-o com o seu número de celular.