JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

terça-feira, 30 de junho de 2020

Reabertura de restaurantes, lanchonetes e bares na Grande São Paulo deve favorecer agricultura local

Enquanto nosso município - bem como todos outros da região - amargam o fechamento da maioria dos estabelecimentos comerciais e de serviços, a retomada do atendimento presencial no setor de refeições, na região metropolitana de São Paulo, deverá compensar, ao menos em parte, as perdas  de mais de 50% na produção que os agricultores piedadenses têm sofrido nos últimos três meses.

Nesta segunda-feira (29), a capital paulista e outros 14 municípios da Grande São Paulo avançam para a fase 3 (amarela), na qual a abertura de restaurantes e bares está autorizada, mas com restrições e seguindo-se as recomendações de autoridades sanitárias*. Na cidade de SP, a abertura dos estabelecimentos deve se iniciar a partir de 06 de julho, segundo a prefeitura.
Como grande centro consumidor do País, o avanço da capital e da Grande São Paulo para a fase de flexibilização é um alento ao setor de food service e, consequentemente, ao mercado de hortifrutigranjeiros, que tem o segmento como um dos principais canais de escoamento (como os produtos agrícolas de menor padrão, por exemplo). 

Além disso, a maior flexibilidade da mobilidade da população também pode beneficiar a demanda por frutas e hortaliças, especialmente das mais perecíveis, cujo escoamento se reduziu durante a quarentena (devido à diminuição das idas às compras).

* Somente áreas arejadas, capacidade 40% limitada, horário reduzido (6 horas), horário de funcionamento limitado até 17h ou seguindo o regramento do estabelecimento em que se encontra e adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos.