Manoel Vieira de Camargo Dini atuou como investigador de polícia em Tapiraí, depois como delegado em Barueri Jandira, São Roque, Salto, Votorantim e agora em Piedade. O novo chefe da Polícia Civil de Piedade substitui seu colega Oscar Garcia Machado Júnior, que está em vias de se aposentar, após pouco mais de seis anos à frente da DP local.
Bom Dia Piedade: Agradecemos por nos receber, desejamos-lhe sucesso e pedimos para que fale um pouco sobre seu trabalho:
Para mim o carro chefe é o tráfico de drogas se conseguimos baixar o tráfico vamos baixar todos os outros crimes. Logo receberemos um novo escrivão e nossa vontade é criar um cartório exclusivo para violência doméstica isso daria um apoio maior a mulher com vulnerabilidade.
Bom Dia Piedade - Com sua experiência, como o senhor avalia os índices de criminalidade em Piedade?
Dini: "Não tive acesso a todos os índices de criminalidade. Mas, têm muitos crimes contra o patrimônio tráfico de droga como todo local. Mas o crime de conotação sexual e violência doméstica estão me deixando preocupado".
BDP – Piedade é um município com 747 quilômetros quadrados de território, com população estimada em cerca de 56 mil pessoas, em sua maioria residente em dezenas de comunidades rurais. Estas características peculiares dificultam de alguma maneira a ação das autoridades policiais?
Dini: "Sim, dificulta muito sim, mas, por falta de funcionários".
BDP – Como o cidadão pode auxiliar o trabalho das autoridades policiais?
Dini: "Têm duas formas da população auxiliar o combate ao crime: vir direto à delegacia nos comunicar (os crimes) ou se preferir ligar 181 e fazer a denúncia anônima à Polícia Civil".
BDP – No último dia 7 de agosto, a Polícia Civil de Piedade efetuou operação no combate ao tráfico de drogas, que culminou na prisão de oito pessoas apontadas como participantes de um esquema que comandava a venda de entorpecentes no Bairro dos Moreiras. Peço que o senhor fale sobre esta ação e sobre o trabalho da equipe de investigação local."
Dini: "Foi uma investigação que teve inicio na gestão passada com o Dr. Oscar peguei ela no meio; foram cumpridos 17 mandados de busca e 10 mandatos de prisões temporárias. Contamos com o apoio da Guarda Municipal de Piedade do Canil da Guarda de Salto que foi fundamental e o apoio da seccional".
BDP – A legislação criminal considera os furtos como crimes de menor potencial ofensivo, com isto, alguns indivíduos colecionam dezenas de indiciamentos com base no artigo 155, a polícia investiga, comprova a autoria do delito por parte do investigado, prende o suspeito e na maioria dos casos a autoridade judicial é obrigada a plicar penas brandas aos criminosos. Isto deve ser bastante frustrante para os policiais, não?
Dini: "Você tem razão, mas, o furto não é um crime de menor potencial ofensivo, de menor potencial é (a pena) igual ou inferior a dois anos. Mas, é muito difícil a pessoa ficar preso mesmo, porém, já estou vendo algumas mudanças de alguns juízes decretaram a prisão em alguns casos de furto."
BDP - Os casos de estelionato ocorrem com certa frequência, em boa parte as vítimas são induzidas pelos criminosos com vantagens, muitas vezes descabidas. Quais as recomendações que o senhor pode dar aos cidadãos ´para que não caiam nestes golpes?
Dini: "Ótima pergunta. Ocorre que ninguém vende milagre, você não pode comprar um celular que vale 10 mil por 500 reais chamamos de torpeza bilateral quando a vítima vê vantagem ninguém faz milagres a culpa não é da vítima. Muitas vezes chegamos no criminoso mas muito difícil recuperar algum valor mas a população tem que ficar atentas a alguns detalhes vê se o site que está comprando te um cadeado se é um site conhecido. Tem golpe de troca de códigos de barra que dá grande prejuízos."


