O levantamento efetuado pelo Bom Dia Piedade, tem por base dados divulgados na terça-feira (22), nas páginas eletrônicas oficiais das prefeituras dos municípios que fazem divisa com Piedade (Votorantim, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, Tapiraí e Ibiúna) e Sorocaba, cidade sede de nossa Região Metropolitana.
TOQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA |
A análise dos números mostra que Piedade tem 37 óbitos dentre os 725 casos confirmados do novo coronavírus ou 5,1% do total, enquanto Ibiúna registra 32 mortes (6,43%) entre os 498 casos positivos (coluna amarela do gráfico). Embora com percentual baixo, Piedade tem a maior proporção, 0,67% (coluna cinza escura) de sua população vitimada pela nova doença.
Neste quesito, Pilar do Sul detém os melhores índices, com 1,75% de óbitos por casos confirmados e 0,01% de moradores mortos pela COVID-19, seguida de Tapiraí (0,039%) e Ibiúna (0,40%).
A explicação para estes dados conflitantes em relação Ibiúna, é que lá está sendo feito um número baixo de testes, por isso, a proporção de óbitos entre os moradores é baixa e o índice aumenta drasticamente quando comparado com o total de casos.
A análise dos números mostra ainda que Sorocaba, com 95% dos pacientes curados (coluna verde), seguido de Votorantim (94%), Tapiraí (94%) e Salto de Pirapora (93%), são os municípios que detém os percentuais mais favoráveis, com relação à recuperação das pessoas infectadas pelo coronavírus.