JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

sábado, 5 de setembro de 2020

Polícia Civil e GCM apreendem material furtado em comércio de sucatas da cidade

A apreensão se deu poucas horas depois do furto de materiais elétricos, ocorrido nas imediações da rodovia José de Carvalho. (Editada às 10h21min de 6/09/2020).

Na madrugada da quinta-feira (3), 30 metros de cabo 75 de milímetros (mm) de espessura haviam sido furtados do motor e do sistema de irrigação de um sítio no Bairro Sarapuí dos Antunes (região do Bº Correias).

Uma testemunha viu suspeitos deixando o local num Ford Fiesta azul, com placas de Votorantim, mas, não conseguiu acionar a Polícia Militar, devido à falta de sinal de celular. 

Na manhã seguinte, a proprietária do sítio onde se deu o furto viu o mesmo veículo que estava em sua propriedade horas antes estacionado em frente a um estabelecimento que comercializa sucatas, na região do Bairro Cotianos. A vítima foi à Delegacia de Polícia e comunicou os fatos.

A Policial Civil Elza pediu apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), os agentes Silva e Vidal a acompanharam em diligência ao sucateiro, onde a vítima reconheceu o material que havia sido arrancado de seu sítio. Os 30 metros de cabo CA 75 estavam num tambor, junto com outros vários pedaços de fios de cobre.

O dono do estabelecimento alegou não saber que o material reconhecido pela vítima era produto de furto e que não conhecia as pessoas que os venderam a ele. Foram apreendidos várias peças de cobre e um total de 3,1 quilos do material cuja procedência não foi devidamente comprovada pelo comprador.

As partes envolvidas foram conduzidas à Delegacia de Polícia. Após ouvir todos envolvidos na ocorrência, o Delegado Manoel Vieira de Camargo Dini determinou a elaboração do registro digital de ocorrência de receptação, no qual o comerciante consta como investigado.

Ao final da tarde uma equipe da Polícia Militar abordou o mesmo Ford Fiesta na Rua Armando Salles de Oliveira, região da Vila Quintino. Dentro do veículo estavam dois indivíduos, que disseram aos PMs que haviam vendido alguns cabos elétricos furtados a um morador do Bº Fazendinha e este teria revendido a um comerciante. 

Os policiais seguiram para a casa do suspeito de receptação, que saiu recentemente da cadeia por furto e possui diversas passagens por cometimento deste tipo de delito, porém, nada de ilícito foi encontrado na moradia do desocupado. As informações obtidas pelos PMs deverão ser utilizadas na puração dos fatos.

Furtos de cabos elétricos na região (não foi estabelecida relação entre estes delitos e o material apreendido no comércio de sucatas da cidade) - Outros dois delitos ocorridos de maneira similar, em bairros vizinhos, região da SP-250 (entre Piedade e Pilar do Sul), tiveram queixas registradas na Delegacia de Polícia de Piedade, nos últimos dias.

Na madrugada de quarta-feira (2), foram subtraídos 51 metros de cabo de 90 mm e 20 metros de cabo de 75 mm de uma lavoura no Bairro Sarapuí dos Luzes. O material furtado, segundo a vítima, é de R$ 7 mil. No dia 31 de agosto, um sítio no Bairro dos Cavalheiros também foi invadido por marginais que surrupiaram 30 metros de cabo de 75 mm do sistema de irrigação.