Unimed - Piedade 184 anos

Céu - Xavier - PAFE

domingo, 29 de novembro de 2020

Livro de jornalista piedadense reforça a importância da representatividade na literatura

Com o intuito de gerar reflexão Fabiana Nascimento reúne temas como racismo, xenofobia, sexualidade e transtornos psicológicos a romance surpreendente em ‘’B.E.T.W.E.E. N: Aparências e Essências”.

Foi-se o tempo em que as pessoas gostavam de ler apenas sobre mocinhas à espera de seu príncipe encantado, jovens estas, geralmente, de olhos azuis, às vezes verdes, e com longas madeixas louras voando contra o vento. 

Fabiana Trindade
Cada vez mais, o público leitor busca novas temáticas na literatura de ficção a fim de sentir-se melhor representado. A história do pop star Jayden é um desses livros que vêm conquistando leitores de todo o Brasil, e do exterior, pela humanidade e representação de minorias, além de chamar a atenção de diversos influencers literários.

O romance contemporâneo discute de maneira responsável e delicada, temas como racismo, xenofobia, sexualidade e transtornos psicológicos, tudo isso atrelado a um romance repleto de drama e reviravoltas no qual a escrita dialoga diretamente com as estruturas de roteiro de filmes e séries.

Com narrações intercaladas escritas em primeira pessoa, o livro traz protagonistas que se tornam aqueles amigos cheios de confissões e mostram enfrentar problemas reais, possuir qualidades e defeitos, assim como seus leitores. 

O enredo possui todos os tipos de cenas. A maior parte dele contém muita tensão, por causa de todos os problemas que os personagens enfrentam, mas também há momentos românticos e episódios sensuais.

Em Aparências e Essências, o primeiro volume de uma trilogia, publicado de maneira independente, a jornalista Fabiana Nascimento conta uma história de amor e, acima de tudo, de amor ao próximo.

Os principais personagens da trama são: Jayden, o popstar; Jenna, uma famosa atriz; Briana, outra celebridade do mundo pop; e Hana, uma jovem figurinista. Logo nos primeiros capítulos, Jayden conquista o público por ter um carisma que é possível sentir de forma palpável. Ele se importa com o próximo e é humilde, apesar de ser quem é. Além disso, o valor que ele dá a família é admirável e o telespectador sofre junto quando ele fica triste devido ao desenrolar de algumas situações.

Jenna é uma mulher forte, uma personagem que no início da trama intriga a maioria dos leitores tanto por seus pensamentos perturbadores, quanto pelo desdém que ela parece demonstrar para com a família. Porém, os capítulos seguintes revelam que ela sofre de Transtorno Bipolar, um distúrbio associado a alterações de humor que vão da depressão a episódios de obsessão.

Larissa Niewierowski, 27, gostou da abordagem da autora sobre a doença com a qual convive há dois anos “Eu sou bipolar e me vi sendo descrita naquelas páginas, parecia que era eu ali e não a Jen. Sou grata pela autora ter retratado o distúrbio com seriedade e que muda, de fato, a qualidade de vida de alguém. Sempre que vejo a bipolaridade em livros, o transtorno é tratado de maneira jocosa, com deboche, e em B.E.T.W.E.E.N é exposto com a necessidade e importância necessária”, diz a leitora.

Hana é outra personagem que conquista a todos com seu humor ácido, com a forma libertária de ver o mundo, sua coragem perante situações difíceis e, claro, a espontaneidade. Um das personagens mais importantes da história, ela se torna quase uma conselheira de Jayden, além disso é nela que se concentram as três principais situações de representatividade do enredo: ela é negra, árabe e se denomina pansexual, termo que significa a atração sexual, romântica ou emocional em relação às pessoas, independentemente de seu sexo ou identidade de gênero.

Isamaira Sinfrônio, 25, diz que personagens como Hana são necessárias no mundo atual onde o racismo ainda é recorrente “É raro, e justamente por isso é muito bom quando vejo uma protagonista negra em livros de ficção pois me sinto representada, afinal, não é obvio que nós, negros, somos protagonistas na sociedade e também sonhamos em viver lindas histórias de amor?”, questiona.

O livro possui reviravoltas totalmente inesperadas, que balançam as relações entre os personagens, e deixam os leitores em êxtase por fugir dos típicos clichês literários. Ao final da leitura, os telespectadores percebem que os protagonistas deixam pistas durante toda a narrativa, sendo surpreendidos positivamente.

Sinopse - Jayden Tigerwood tem uma carreira de sucesso: é uma das maiores celebridades da música pop. Sabe cantar, dançar, se vestir e encantar os fãs e a mídia com sua postura impecável. Para o mundo e os tabloides, sua vida é incrivelmente boa e feliz, servindo de exemplo para todos. 

O que ninguém sabe é que ele está enfrentando um momento caótico em seu relacionamento com a atriz Jenna Bacchi, sua esposa e mãe de seu filho, por motivos primeiramente desconhecidos e, em seguida, apavorantes. Em meio a conflitos inesperados e abruptos, Jayden precisa se manter focado na próxima grande turnê, visto que seu novo álbum é um sucesso tremendo e diferente de tudo que ele já fez em sua carreira. Precisando abandonar, mesmo sem querer, a vida em família no pior momento possível, Tigerwood embarca com sua equipe rumo ao estrelato.

Porém, uma nova contratada da equipe acaba por dominar a atenção de Jayden: Hana Khader. A jovem menina que sonha em ser uma grande estilista, conquista o apoio de Jayden, mas talvez queira, inconscientemente, conquistar mais do que apenas isso. Ela consegue entrar na mente dele, descobrir seus segredos, influenciar suas escolhas e, sem querer, atormenta-lo a ponto de fantasmas do passado voltarem a ser discutidos. Mas nem todos os fantasmas são inimigos, alguns deles são camaradas, como Briana Spencer, a cantora pop que foi o primeiro amor da adolescência de Jayden. Além disso, os fantasmas da própria Hana retornam, em busca de tirar o que ela tem de melhor e tentar desestabilizá-la com injustiças, conflitos e confusões.

Será que os personagens irão ceder ao passado? Criarão uma nova história? Jayden resolverá sua situação familiar? Continuará a focar primeiro na fama? Qual o real papel de Hana em sua vida? Do que Hana tanto foge ao ocultar sua vida? Descubra, ou não, essas e outras surpresas no primeiro volume desse romance repleto de drama e reviravoltas.
 
Sobre a autora - Fabiana Nascimento é uma fã metida à escritora que nasceu em Piedade, no interior de São Paulo, onde desde muito pequena criava mundos e personagens, produzindo seus primeiros livros manualmente.  

Aos 22 anos formou-se em jornalismo, trabalhando como produtora de televisão, repórter de revista e migrando depois para a assessoria de imprensa. 

Começou sua carreira literária escrevendo ficções de fã e publicou a trilogia B.E.T.W.E.E.N em uma página do Facebook entre 2017 e 2019. Após pedidos de leitores, a autora começou a publicar seu trabalho de forma independente em uma plataforma de escrita e alcançou mais de 15 mil leituras em menos de um ano.
 
Contato:
Instagram: /fametidaaescritora

Links para adquirir o produto: (ebook e físico Amazon) https://www.amazon.com.br/dp/B08L9TDSBP?ref_=k4w_ss_store_lp
(físico impresso no Brasil)

Depoimentos de leitores

"Conheci a escrita da autora em 2015. Na época lia uitas escritoras que surgiam no cenário literário nacional, mas gostei da forma inovadora com a qual a escrita de Fabiana dialogava diretamente com as estruturas de roteiro de filmes e séries. Acho incrível como B.E.T.W.E.E.N consegue ser uma obra consistente e madura, e ao mesmo tempo atrair muitos jovens leitores". Gustavo Schimitt – 28 anos, Florianópolis (SC)

"Além de ser uma emocionante história de amor, o livro aborda temas importantes como racismo, sexualidade, relacionamento abusivo, doenças psicológicas, entre outros, retratados com muita responsabilidade e delicadeza." Lívia Santos - 24 anos, Iraquara (BA)

"A história envolvente dos personagens, cheia de amor e superação, nos presenteia com uma sensação diferente a cada capítulo. Adoro rir, me emocionar e shippar os casais da trama." Mariana Schmier - 21 anos, Petrópolis (RJ)

"B.E.T.W.E.E.N quebra pré-conceitos em todos os sentidos. Nos faz refletir sobre os percalços da vida que podem afligir tanto a mim, quanto você e até mesmo um popstar. A história nos mostra que antes de ser um artista, Jayden é humano - e um tipo de humano sexy e apaixonante." Thais Godoi - 24 anos, Guarulhos (SP)

"B.E.T.W.E.E.N te faz viajar em cada parágrafo, com amores improváveis e as nuances entre as certezas e as incertezas da vida, nos causa reflexões e uma explosão de sentimentos."  Elaine Medeiros - 34 anos, Sorocaba (SP)

"Para mim, B.E.T.W.E.E.N sempre foi além de uma ficção de fã. Me identifico muito com a Hana e o carisma dela é cativante, o que me fez gostar ainda mais da história." Maria Silva - 20 anos, Lisboa (Portugal)

"Achei que B..E.T.W.E.E.N seria mais um livro do gênero ao qual estou acostumada a ler, porém logo no começo  já me marcou de uma forma muito diferente. Quando menos esperei, me senti completamente envolvida pelo drama familiar e as outras situações que giram envolta dos personagens principais. Me senti presa ao livro e não conseguia desgrudar das páginas, pois queria saber qual rumo tudo aquilo iria tomar. Esses personagens ocuparam um lugar muito especial no meu coração de leitora, tanto por suas personalidades, quanto por serem tão reais e fáceis de gerarem empatia." Larissa Niewierowski – 27 anos, Porto Alegre (RS)

"Sabe aquela história que te prende, te deixa extasiado e ansioso para saber o que vem no próximo capítulo? B.E.T.W.E.E.N é isso e muito mais. A riqueza de detalhes nos faz viajar sem sair do lugar e as narrações intercaladas são envolventes e viciantes. Um livro querido que me ensinou a ter coragem para enfrentar o novo e me ajudou na luta contra o transtorno de ansiedade." Laís Cavalcante - 20 anos, Santa Bárbara D'Oeste (SP)

"B.E.T.W.E.E.N é cheio de surpresas do início ao fim. Uma verdadeira roda gigante com seus altos e baixos, e que quanto mais você lê, mas quer ler e as expectativas só aumentam." - Deise Santana, 19 anos, Salvador (BA)