O sistema de monitoramento via satélite indicou que o veículo havia saído da rota, o que permitiu a rápida ação da Polícia Militar (PM). (Editada às 11h37min de 28 de abril de 2021).
O caso se deu no final da manhã de ontem (22/4). A Polícia Militar de Pilar do Sul foi acionada para averiguar um possível roubo em andamento.
O alerta partiu da empresa que monitorava o caminhão Mercedes Benz Atego 2109 branco, que trafegava pela SP-250 com uma carga de insumos agrícolas.
O veículo saiu da rota prevista e estaria parado, com a porta do baú aberta, numa estrada vicinal do bairro Turvinho, altura do km. 129 da rodovia, entre Pilar do Sul e Piedade.
Ao se dirigir para o local indicado pelo sistema GPS, uma equipe da PM se deparou com um homem que caminhava pela caminhava pela rodovia, o qual pediu para os policiais pararem.
Tratava-se do motorista do caminhão, o qual disse ter sido interceptado por um Gol cinza, cujo passageiro apontou uma pistola automática e mandou parar.
O caminhoneiro relatou que foi retirado do veículo, colocado no carro dos ladrões, enquanto um dos marginais assumiu o volante do Mercedes Benz. O homem contou ainda que teria ficado cerca de 20 minutos como refém no automóvel em movimento, até que foi libertado.
Ao chegarem no local indicado pelo monitoramento, lá estava o Mercedes Benz com a carga avaliada em R$ 1.576. Atrás estava um caminhão Volvo VM 260 (placas de Carapicuíba - SP).
Os caminhões estavam as portas dos baús abertas, voltados de ré um para o outro, para facilitar o transbordo da mercadoria, porém, o Volvo estava atolado no barro.
Não havia ninguém no local. Outras equipes da PM passaram a procurar pelos ladrões, até que três indivíduos foram abordados na estrada da Roseira, Piedade.
O trio estava a pé, eles não portavam nada de ilícito, mas, entraram em contradição para justificar porque estavam lá, uma vez que dois deles residem em Carapicuíba e o terceiro em Barueri, cidades da região metropolitana de São Paulo.
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pilar do Sul. Durante a apuração dos fatos, a informação dada pela empresa de monitoramento, de que as portas do veículo Mercedes Benz foram abertas somente no local onde os veículos foram localizados.
Diante das constatações o delegado plantonista determinou pelo indiciamento dos quatro indivíduos por furto qualificado e associação criminosa.
Os acusados foram transferidos para uma unidade prisional da região. O caminhão Mercedes Benz e a carga avaliada em R$ 1.736.000 seriam devolvidos aos legítimos donos. Já o Volvo permaneceu apreendido.