Cerca de 2,4 mil presos regime semiaberto custodiados em presídios na região de Sorocaba estão em saída temporária de sete dias.
Os detentos foram liberados na terça-feira (18) como compromisso de retorno ao Centros de Progressão Penitenciária (CPP), na próxima segunda-feira (24).
Caso não regressem, os presos passam a serem considerados foragidos e, uma vez capturados, eles voltam para o regime fechado.
Segundo o Jornal Cruzeiro do Sul, na região de Sorocaba, o CPP de Porto Feliz tem o maior número de presos liberados na "saidinha": 836.
Na sequência estão as unidades prisionais de Itapetininga (619), Sorocaba (514), Capela do Alto (267) e Mairinque (158), segundo os dados divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária.
Esta é a primeira "saidinha" deste ano. Inicialmente, os presos teriam o benefício no período da Páscoa, mas a saidinha foi adiada por causa do agravamento da pandemia na época.
A saída temporária é um benefício concedido aos detentos do regime semiaberto que recebem o direito de sair em períodos específicos.
Na lista estão as datas comemorativas de Dia das Crianças, Dia das Mães e festas de fim de ano. Por ano, os presos do regime semiaberto têm direito a 35 dias fora do sistema prisional. No ano passado, por conta da pandemia, a saída foi liberada apenas um vez.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul