A Prefeitura de Piedade vacina pessoas de 49 anos de idade nesta quinta-feira (24), das 8h às 12h, no Pátio do Divino. É obrigatória a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência no nome do paciente (contrato de aluguel, conta de luz, crediário, etc). O sistema de aplicação é somente por fila de pedestres e a distribuição de senhas começa às 7h.
O Governo do Estado divulgou previsão de início de vacinação para o grupo de 43 a 49 anos. Em Piedade, este público-alvo é composto por aproximadamente oito mil pessoas, porém, a Secretaria Municipal de Saúde deve receber somente 880 vacinas nesta quarta-feira (23).
Neste momento, devido a quantidade insuficiente de doses, a Prefeitura de Piedade optou por priorizar a imunização das pessoas de 49 anos.
Todas as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) passam por essa situação. Para o público-alvo anterior (50 a 59 anos de idade), a Secretaria Municipal de Saúde precisou fazer o remanejamento de doses em estoque. “Nós recebemos 2056 vacinas e já atendemos 3785 pessoas desta faixa-etária. Isso só foi possível graças ao planejamento municipal”, destaca a Secretaria.
Outro fator importante é a qualidade dos insumos utilizados nas aplicações. Os agentes de saúde do município atuam com seringas e agulhas de alta qualidade. O material proporciona uma aspiração mais precisa. “Além disso, trabalhamos com extrema prudência para extrair o máximo de líquido possível de cada ampola de vacina”, complementa representante da equipe de enfermagem.
Até o presente momento, foi possível aspirar 630 doses a mais já destinadas à vacinação dos grupos: 50 a 59 anos de idade, motoristas de transporte coletivo, coletores de resíduos, conselho tutelar, profissionais da saúde, pessoas com deficiência sem BPC/Loas (18 a 59 anos) e Lar da Mônica.
A organização dos estoques nas geladeiras de vacina também tem sido fundamental para o andamento da Campanha em Piedade.
“Conseguimos deslocar doses de outros públicos para completar a vacinação das pessoas de 50 a 59 anos, porém, a partir de hoje, somente nossos estoques já não são suficientes para continuar o trabalho. Dependemos da distribuição do Estado”, finaliza o setor de Saúde.
Confira quais são os outros grupos que podem se vacinar:
Pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos (primeira dose)
Os documentos necessários são: RG, CPF e relatório médico. A Secretaria de Saúde orienta ainda que seja apresentado um comprovante de endereço.
Motoristas de transporte coletivo (primeira dose)
Obrigatória apresentação de RG, CPF e QRCode VacinaJá. O QRCode pode ser emitido pelo site https://vacinaja.sp.gov.br/. A Secretaria de Saúde orienta ainda que seja apresentado um comprovante de residência.
Profissionais da educação (primeira dose)
Obrigatória apresentação de RG, CPF e QRCode VacinaJá. O QRCode pode ser emitido pelo site https://vacinaja.sp.gov.br/. A Secretaria de Saúde orienta ainda que seja apresentado um comprovante de residência.
Pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos (primeira dose)
No caso dos grupos com deficiência permanente, a documentação exigida é comprovação médica atual (relatório ou atestado médico de 2021), receita médica, CPF e RG. A Secretaria de Saúde orienta ainda que seja apresentado um comprovante de endereço.
Portadores de síndrome de Down e transplantados de 18 a 59 anos (primeira dose)
O paciente deve estar munido de comprovação médica atual (relatório ou atestado médico de 2021), receita médica, CPF e RG. A Secretaria de Saúde orienta ainda que seja apresentado um comprovante de endereço.
Gestantes e puérperas até 45 dias (primeira dose)
Os documentos necessários para grávidas e puérperas receberem a vacina são: RG, CPF e carteirinha pré-natal. Puérperas devem apresentar também a certidão de nascimento da criança. A Secretaria de Saúde orienta ainda que seja apresentado um comprovante de endereço.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade