Jornal Folha de São Paulo publicou, nesta sexta-feira (2), uma matéria sobre aplicação de vacinas vencidas em municípios brasileiros.
No conteúdo, há a informação de que três doses vencidas do imunizante da AstraZeneca/Oxford foram utilizadas em Piedade. De acordo com a publicação, cada uma dessas doses pertence a um lote diferente da vacina.
Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a checagem desta informação e constatou que não recebeu os lotes CTMAV501 e CTMAV505, informados na matéria. Já o lote 4120Z001 foi utilizado em Piedade, mas dentro de sua data de validade (29 de março). O recebimento deste lote em questão ocorreu em fevereiro e o término de sua utilização foi no dia 1 de março.
Todos os lotes de vacina são conferidos pela GVE de Sorocaba antes de serem distribuídos aos municípios da região. Piedade também realiza uma nova conferência após a chegada das vacinas na cidade. Caso seja detectado o vencimento na data de validade, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, imediatamente, a devolução das doses.
A Administração Municipal reforça ainda seu compromisso com o bom andamento da imunização e atendimento à população. Prova disto é a cobertura vacinal do município que está acima das médias nacional e estadual. Até a última atualização realizada ontem (1), Piedade já havia imunizado, com pelo menos a primeira dose, mais de 58% da sua população adulta.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade