A Região Metropolitana de Sorocaba realizará amanhã (23/3), nova audiência pública que contribuirá para a elaboração da proposta do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. O PDUI será encaminhado à deliberação da Assembleia Legislativa estadual ainda neste primeiro semestre.
A reunião será transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Para acessar e assistir o evento ao vivo, clique aqui.
A sub-região de Itu reúne os municípios de Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque.
A sub-região de Tatuí abrange os municípios Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Itapetininga.
A plataforma digital do PDUI de Sorocaba contém o Caderno de Insumos para Estimular o Debate (clique aqui), a qual está aberta para o recebimento de propostas ao plano pela comunidade regional.
O caderno apresenta uma versão de ordenamento territorial e uma representação cartográfica do mapa da proposta preliminar do macrozoneamento regional, com indicação de estratégias de ação metropolitana e de áreas de interesse metropolitano.
Inclui também as propostas preliminares para as Funções Públicas de Interesse Comum, que compõem o conjunto de estruturas e serviços compartilhados públicos pelos municípios que serão aperfeiçoadas com as contribuições enviadas pela plataforma digital e durantes as audiências públicas.
O que é o PDUI
O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é um instrumento legal de planejamento e gestão metropolitana e regional, definido em 2015 pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089). Ele estabelece as diretrizes e aponta os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas (RMs) e Agrupamentos Urbanos (AUs), no que se refere às funções públicas de interesse comum.