JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

sábado, 9 de abril de 2022

CENOURA - Mercado não absorve preços, que continuam caindo na principal região produtora

Nesta semana (4 a 8 de abril), as cotações caíram 17,20% na região produtora de São Gotardo (MG), a principal do país, e a cenoura “suja” foi comercializada à média de R$ 96,00/cx de 29 kg.

A queda pode ser explicada pela dificuldade de aceitação dos elevados preços pelo mercado e pelo sutil aumento na oferta, que continua reduzida. As chuvas dos meses de dezembro e janeiro ainda refletem na oferta, mesmo com o clima atual favorável à produção.

A ocorrência de doenças nas raízes diminuiu, tanto pelas condições climáticas quanto por tecnologias aplicadas em algumas áreas, como um sistema de logística refrigerada, que reduz as perdas com descarte no pós-colheita. A “mela”, uma das doenças mais recorrentes na praça nesta safra, já está bem controlada em São Gotardo.

Quanto à safra de inverno, segue com bom desenvolvimento e o clima favorável deve auxiliar a produção das raízes que serão colhidas futuramente. Para as próximas semanas, a expectativa é de manutenção deste cenário e, possivelmente, nova queda dos preços.

Fonte: hfbrasil.org.br