Orientados pela Professora Josiane Bengolea, no dia 30 de março, os alunos do 3º ano Escola Municipal Sylvia de Camargo Baldy, da Vila Moraes, enviaram uma carta ao cartunista e escritor Maurício de Sousa.
A iniciativa da educadora se deu em meio ao desenvolvimento de uma das propostas do projeto de leitura da escola: "Os alunos resolveram escrever uma carta para um autor, e foi Maurício de Sousa o escolhido", explica Josiane, "realizamos a escrita coletiva reunindo as ideias da turma e com a participação da Diretora Regiane, postamos a carta no correio".
No início havia o temor de alimentar esperanças nas crianças, quanto à uma resposta por parte do escritor ou de sua equipe, no entanto, segundo a Professora Josiane, "aquele fio de esperança vivia em mim", relata, "digo vivia, porque quando trabalhamos com crianças com experiências de vida tão difíceis, se faz necessário explorar mais e mais a infância, os imaginários, os sonhos"
Pouco mais de um mês depois, a espera chega ao fim. Para alegria de todos, no dia 5 de maio, ao final da tarde daquela sexta-feira, ouviam-se gritos no corredor da escola. Era a Diretora Regiane, em seu último dia de trabalho naquela unidade escolar, que estava com a carta enviada pela produção de Maurício de Souza, em resposta à missiva dos alunos.
"Foi muita emoção para nós", narra a Professora Josiane, "a educação da escola pública é capaz de transformar vidas!". Uma simples carta com dois cartões da Turma da Mônica deixou os 22 alunos, educadores e demais colaboradores da escola em êxtase.
O depoimento da Professora em sua página no Facebook é comovente: "Ver nos olhos dos pequenos a certeza de que foram ouvidos seus sonhos... A palavra é GRATIDÃO! Gratidão a esses pequenos, aos meus colegas de trabalho, em especial ao Matheus Herculano - secretário de nossa escola - que desde de 2021 vem me ajudando nesse projeto com seus dotes tecnológicos. Ao Ademir, nosso monitor que sempre compra minhas ideias, a minha coordenadora Nádia, a nossa diretora que foi viver novas experiências e, sem dúvidas aos meus queridos alunos que renovam em mim a vontade de buscar sempre mais e mais. Ao grupo Maurício de Sousa produções, meu sinceros agradecimentos em nome dos sonhos de 22 crianças e da criança que hoje escreve."
Uma história muito simples, singela até, mas, que demonstra o quanto a dedicação e o amor fazem diferença, principalmente na área do ensino, que atua de maneira preponderante na boa formação de nossos jovens e mostra que é possível ser feliz com pouco, ainda mais quando se a pureza de uma criança e o trabalho apaixonado de uma educadora.