JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

terça-feira, 5 de julho de 2022

Sindicato e empresa Élvio não chegam a acordo e greve do transporte continua em Piedade (SP)

Paralisação atinge 70% do transporte público do município.

Em assembléia a ser realizada nesta quarta-feira (6), o sindicato que representa  motoristas e demais funcionários da Élvio, submeterá uma proposta da Justiça do Trabalho à aprovação dos trabalhadores que operam o transporte público em Piedade (SP).

A audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (5), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Campinas (SP), contou com a presença de reepresentantes da Viação Élvio, do Sindicato Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região e da Prefeitura de Piedade, não pôs fim à paralisação dos funcionários da Viação Élvio.

A empresa é responsável pelo transporte público em 18 linhas de ônibus, que ligam o centro de Piedade a dezenas de localidades urbanas e rurais do município, além das linhas suburbanas que transportam passageiros locais para Ibiúna e Sorocaba.

Das linhas locais, segundo a empresa, apenas os bairros Bateia, Correas, Paruru, Piraporinha e Vila Élvio estavam em circulação. As suburbanas estão ativas, mas, com horários reduzidos.

O sindicato da categoria justifica a greve, iniciada nesta segunda-feira (4), pelo atraso no pagamento de salários e no fornecimento de cestas básicas, recolhimento indevido de FGTS, não pagamento de PLR (participação nos lucros e resultados), não pagamento de férias em atraso, não pagamento de 13º salário e pagamento de salário em desconformidade com o acordo coletivo.

Representantes da Justiça do Trabalho propuseram às partes o seguinte:

  1. Pagamento do salário integral referente ao mês de junho, nos seguintes termos: 50%, em 48 horas, e os 50% restante até 31 de julho;
  2. Pagamento integral dos salários de julho até o 5º dia útil deagosto de 2022;
  3. Quitação dos valores em atraso, inclusive vale-alimentação e diferenças salarias em aberto, até 31 de agosto de 2022;
  4. Restabelecimento do plano de saúde a partir de 1º de setembro de 2022;
  5. Abono dos dias de paralisação;
  6. Retorno integral dos trabalhadores às atividades laborais após o pagamento da primeira parte (50%) do acordo.

Além destes compromissos, foi sugerido que até 31 de julho de 2022, a Viação Élvio e o Sindicato identificarão os direitos trabalhistas pendentes para a quitação até 31 de agosto de 2022, nos termos do ítem 3

Neste mesmo período, a empresa e a Prefeitura de Piedade deverão examinar a possibilidade de resajuste das tarifas e o que mais couber para o eventual saneamento das dificuldades econômicas atuais.

A contratação de uma outra empresa para operar o transporte público em Piedade, durante o período de greve é uma possibilidade que poderia estar em consideração, por parte da municipalidade.

Caso não haja acordo entre as partes envolvidas no impasse, uma nova audiência a ser realizada no próximo dia 12, deverá analisar novamente a situação.