Com o quarto caso de furto de equipamentos elétricos em suas propriedades, somente neste mês de agosto, um agricultor do bairro dos Prestes relatou ao Bom Dia Piedade sua agonia com os sucessivos delitos que afetam sua produção agrícola.
O produtor rural, que pediu para não ser identificado, cultiva repolho, cenoura, pimentão, jiló, berinjela, abobrinha italiana, acelga, coentro, culturas que precisam de constante irrigação, principalmente nesta época do ano, período que até mesmo as raízes como, inhame, gengibre e batata yacon, necessitam ser irrigadas.
A cronologia dos delitos registrados na mesma região da área rural de Piedade, os quais se deram em propriedades deste agricultor:
- 4 de agosto - Bairro Amola Faca;
- 10 de agosto - Bairro Prestes;
- 24 de agosto - Bairro Sarapuí dos Soares;
- 27 de agosto - Bairro Prestes.
Em todos estes crimes, dentre outros materiais elétricos furtados, os marginais destruíram transformadores de energia, os quais pertencem à empresa Elektro, que arca com os custos da substituição dos equipamentos, principalmente os que contém cobre.
Porém, a instalação dos novos transformadores levam, em média, sete dias, com isto, o sistema de irrigação deste e de outros lavradores, ficam inoperantes nestes períodos.
A falta de água nas plantas compromete severamente o desenvolvimento das culturas, assim, o prejuízo dos produtores agrícolas é maior, pois, as vítimas também comprar cabos e outros equipamentos para refazer as diversas instalações elétricas, danificadas pelos ladrões.
Os delitos seguem sob apuração por parte das autoridades policiais.