Nesta quinta-feira (8), duas pessoas relataram situações similares, ambas clientes do Banco Itaú. Em uma delas, uma estudante reclamou de um débito de R$ 231 para o pagamento de um aplicativo de transporte.
O caso mais grave se deu com um casal de idosos que perdeu R$ 8.522,73 em sete transferências Pix, efetuadas dias antes.
Os aposentados disseram que sequer tem Pix em seus nomes, que seus celulares não têm sistema que permita baixar aplicativos bancários e tão pouco aplicativos de mensagem, como WhatsApp, por exemplo.
As vítimas estavam desoladas e chegaram a chorar ao relatar o caso. Os disseram ainda ainda que ninguém, familiar ou pessoa próxima, teria tido acesso a senhas ou outro meio de acessar a conta e que o valor sacado seria usado para uma pequena reforma na humilde moradia deles.
A constatação das transferências irregulares se deu ontem (8/9), quando eles foram sacar dinheiro para comprar comida e outros suprimentos para o mês.
Todas as vítimas deverão acionar as instituições financeiras, no sentido de reaverem os valores retirados de suas contas, além de possíveis indenizações por danos morais, devido ao constrangimento e dificuldades vividas pelos clientes, caso seja comprovada judicialmente a responsabilidade dos bancos.
Fonte: Polícia Civil