A modalidade criminal é antiga, mas, a maneira como é praticada está devidamente atualizada às novas tecnologias.
Ao se passarem por mulheres jovens, bonitas e que se apresentam com fotos sensuais, os golpistas conseguem atrair homens com com mais de 30 anos, geralmente.
O contato inicial em geral acontece por meio de convites de amizade em redes sociais, que, uma vez concretizada, a garota inicia uma conversa privada com o marmanjo, o qual, em boa parte dos casos, acaba seduzido pelos encantos da bela nova amiga.
Os perfis usados pelos criminosos são falsos, criados com fotos de lindas mulheres jovens obtidas na internet. O alvo do golpe se empolga e, além de trocar mensagens, é induzido a enviar fotos íntimas às meninas.
A partir daí tem início a extorsão. O golpista passa a atuar como se fosse pai ou mãe da moça, e diz que a filha é menor de idade, por isso, vai prestar queixa junto às autoridades policiais.
O pânico toma conta da vítima, que sente-se totalmente envolvida na trama armada. Com o sentimento de culpa por ter cometido um suposto crime, acuado pelas graves ameaças perpetradas pelos bandidos, o homem acaba fazendo o que lhe é exigido, ou seja, o pagamento de valores via Pix, para "abafar o caso".
No entanto, como é comum neste tipo de crime, a extorsão continua mesmo após um ou mais pagamentos, pois, o criminoso tenta tirar tudo que for possível da vítima.
Existem casos em que os marginais se passam por delegados de polícias juízes, promotores, para amedrontar e pressionar ainda mais as vítimas. Com isto, há registros de homens que pagaram quantias vultosas para tentar se livrar do problema.
Em Piedade (SP), há poucos casos registrados oficialmente, isto porque, muitos homens não querem formalizar queixa, porém, procuram as autoridades policiais para receber orientação sobre a situação.
A orientação para não cair em golpes desta natureza é não trocar mensagens, muito menos imagens íntimas com pessoas desconhecidas. Caso tenha início a extorsão, a vítima deve procurar imediatamente uma autoridade policial, que irá orientar a respeito da postura adequada diante do problema.