JORNAL BOM DIA PIEDADE

GV VEÍCULOS

Céu - Xavier - PAFE

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Prefeitura de Piedade consultará o Tribunal de Contas sobre possível aumento das tarifas de ônibus

O valor das tarifas de ônibus das linhas municipais está congelado há três anos, período em que a inflação (IPCA)* foi de 22,16%, segundo dados do IBGE.

No acordo celebrado na quinta-feira (8), no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas, a direção da Viação Élvio Transporte e Turismo se comprometeu a quitar as pendências de parte do acordo anterior, firmado em 5 de julho de 2022, entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Sorocaba e Região.

  • O pagamento dos salários e vales-alimentação pendentes até o último mês de julho, em cinco parcelas: 12/9, 19/9, 19/10,21/11 e 19/12;
  • Pagamento dos dias parados (entre 1º e 9 de setembro);
  • Restabelecimento do plano de saúde no prazo máximo de 30 dias úteis.
  • Os valores relativos aos vales-alimentação de setembro seriam pagos hoje a todos funcionários.
A empresa de ônibus alega que, parte de suas dificuldades financeiras decorrem das sucessivas negativas da Prefeitura de Piedade em reajustar o preço das passagens das linhas municipais, congeladas há três anos.

O fato da prefeitura não ter adquirido passes, apesar de autorização concedida por autoridade judiciária, é outro ponto reclamado pela Viação Élvio.

No documento emitido na audiência de conciliação está previsto que será feita, ainda neste mês, consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), quanto à possibilidade de reajuste das tarifas (passagens), conforme requisitado pela empresa.

Os magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da designaram um nova audiência entre as partes, para o próximo dia 11 de outubro.

Os horários dos ônibus da Élvio podem ser consultados no site da empresa (CLIQUE AQUI).

* IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e IBGE