A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão de nível superior, cuja atuação é centrada na pessoa atendida, contemplando suas atividades cotidianas, ocupações (por exemplo, o trabalho e estudos), papéis sociais, e demais aspectos de seu contexto de vida, especialista no fazer humano, intervém a favor da autonomia, independência e inclusão social de pessoas de qualquer faixa etária com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, ou seja, demandas físicas, emocionais, cognitivas e sociais.
A TO pode contribuir para a qualidade de vida de seu atendido através da organização de rotina, adaptação de ambientes, equipamentos e atividades, assim como demais medidas de prevenção, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, etc.
Atualmente, destacam-se as áreas de atuação: saúde mental, reabilitação física (com ênfase na terapia de mão e reabilitação neurológica), gerontologia, contexto escolar sob a ótica da inclusão e o atendimento pediátrico [em especial com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e saúde do trabalhador. Contudo, além destas, atualmente o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), acrescenta as seguintes especialidades: Acupuntura, Contextos Hospitalares, Contextos Sociais e Saúde da Família.
Mercado de Trabalho e Formação Profissional
Conforme dados fornecidos pelo site do Ministério do Trabalho (dados referentes aos anos de 2015 a 09/2021), ocorre o aumento exponencial de contratações formais de Terapeutas Ocupacionais no Brasil, tendo no Estado de São Paulo, onde há a maior concentração de profissionais formados, dezenas de vagas disponíveis, sendo em sua maioria do setor público, entidades sem fins lucrativos (ONGs e semelhantes) e empresas privadas, respectivamente.
Para a atuação profissional é indispensável a conclusão do curso de graduação em Terapia Ocupacional de caráter presencial em instituição credenciada pelo MEC e o registro profissional no COFFITO, sendo proibido o exercício profissional sem a carteira profissional, sujeito a punições (de multa a prisão). Atualmente, na Região Metropolitana de Sorocaba o curso de graduação em Terapia Ocupacional é ofertado pela Universidade de Sorocaba (UNISO), nos períodos matutino e noturno, com possibilidade de bolsa e financiamento através do PROUNI, FIES e programas da própria instituição.
Onde encontrar
Hoje em dia, pode-se realizar o acompanhamento com Terapeuta Ocupacional no município através do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Previdência Social e instituições privadas (clínicas, centros de reabilitação, hospitais e etc). No presente artigo serão apresentados os meios para realizar o tratamento pelo SUS.
Através do SUS na atualidade pode-se iniciar o tratamento com Terapeuta Ocupacional devido a afecções de ordem física ou afetiva através de encaminhamento médico pela UBS de referência ou da instituição em que realizou o tratamento anteriormente, como em caso de mudança de domicílio de outra cidade, por exemplo.
Ademais, para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) - destinados ao atendimento à pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas adictas de Álcool e outras drogas - é possível passar pela triagem com profissional de enfermagem sem encaminhamento excepcionalmente em caso de uso abusivo de álcool e outras drogas, vale ressaltar que em cidades com mais de 70 mil habitantes deve-se atentar ao tipo de CAPS procurado, visto que nessas cidades, há CAPS destinados exclusivamente ao atendimento de adictos de álcool e outras drogas (CAPS AD) e em cidades com população acima de 150 mil habitantes, como Sorocaba, há o indicado apenas ao atendimento de crianças e adolescentes (CAPS IJ).
Fontes:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.html
http://pdet.mte.gov.br/guiabrasileiro-de-ocupacoes
https://uniso.br/graduacao/curso/terapia-ocupacional
https://wfot.org/about/about-occupational-therapy
https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=3382
https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=3390
Mais sobre a autora:
Mariana Castro é munícipe de Araçoiaba da Serra e formanda de Terapia Ocupacional pela UNISO.
Redes sociais:
Instagram: @maricastro.to
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mariana-castro-709156b4/